Buscar

A Pública convida a população a fazer perguntas para os candidatos à presidência

Da Redação
13 de setembro de 2014
16:16
Este artigo tem mais de 9 ano

trucoA partir da próxima semana, o “Truco!”, projeto de cobertura eleitoral realizado pela Agência Pública de Jornalismo Investigativo vai entrar na sua fase final. Agora, as perguntas serão feitas pelos leitores, para todos os candidatos.
Na segunda-feira, dia 15, será aberto pelo Facebook da Pública o envio das perguntas, cada dia para um candidato. A primeira a ser “Trucada” pelos eleitores será Luciana Genro, do PSOL.

Participe: https://www.facebook.com/agenciapublica

A questão que tiver mais “likes” em um dia será enviada à campanha, que tem o prazo de uma semana para responder.

As regras são simples:

As perguntas têm que ser relativas a uma declaração do candidato, incluindo um link.

As perguntas podem ser feitas por texto, imagem ou vídeo.

A perguntas que receber mais “likes” será enviada para o candidato.

Perguntas com termos ofensivos ou preconceituosos serão excluídas.

“A campanha presidencial está chagando na reta final, e estamos convidando o público da internet para participar ainda mais do debate democrático. As novas regras do Truco são claras e o objetivo é só um: aumentar o diálogo e a prestação de contas dos candidatos com o público, usando as redes sociais”, diz Natalia Viana, diretora de estratégia da Agência Pública.

Das 11 candidaturas à presidência, 10 já se comprometeram participar: Dilma Rousseff (PT), Levy Fidelix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Marina Silva (PSB), Mauro Iasi, (PCB), Zé Maria (PSTU) e Rui Costa Pimenta (PCO) se comprometeram a responder ao Truco do Eleitor!

Vale lembrar que a Agência Pública seguirá checando informações ditas pelos candidatos no horário eleitoral.

O Truco!

Desde o início do horário eleitoral gratuito na TV, a Agência Pública tem se dedicado a checar os dados veiculados pelos candidatos à presidência no horário eleitoral gratuito. O resultado das checagens é publicado no site da agência todas as terças, quintas-feiras e aos sábados. Para manter a independência característica da Pública, a agência reuniu uma extensa base de dados de pesquisas, especialistas e instituições de diversas áreas prioritárias na campanha.  A Pública também está produzindo a série Cartas na Mesa, com reportagens especiais confrontando cidadãos e candidatos.
Com um tom provocativo, bem humorado e inovador, o projeto “Truco!” tem identidade visual inspirada em jogos de cartas, desenhada pelo quadrinista Alexandre De Maio. Aos dados checados, são atribuídas cartas, de acordo com o que é apurado. São elas: Truco!”, “Não é bem assim”, “Tá certo, mas peraí”, “Blefe”, “Zap!” e “Que medo”. Saiba Mais: www.apublica.org/truco.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes