Buscar

Reunimos todas as checagens do que Aécio Neves e Dilma Rousseff disseram na campanha eleitoral da TV

Da Redação
23 de outubro de 2014
12:00
Este artigo tem mais de 9 ano

capatruco2oturno

Numa das campanhas mais acirradas da redemocratização do país, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) falaram muito na campanha de TV – e várias vezes dispararam afirmações duvidosas, fizeram promessas mal explicadas, deixaram de contextualizar dados ou dispararam ataques sem embasamento. A equipe da Pública ficou de olho nisso e checou as principais informações divulgadas no horário eleitoral gratuito pelos dois candidatos. O resultado desse trabalho está no e-book Truco – 2º turno!, disponível gratuitamente para download nos links abaixo.

Quando possível, pedimos o Truco!, isto é, desafiamos publicamente as campanhas para que explicassem promessas ou números questionáveis. Nos outros casos, para cada frase dita pelos presidenciáveis foi dada uma carta, de acordo com o que encontramos na nossa apuração: Blefe, para uma informação falsa; Não é bem assim, para uma informação exagerada, distorcida ou discutível; Tá certo, mas peraí, para uma informação correta, mas que merece ser contextualizada; Candidato em Crise, quando havia uma contradição com algo dito anteriormente; e Carta Marcada, quando a mesma afirmação questionável já tinha sido usada no 1º turno. Se achamos as propostas perigosas para a democracia e os direitos humanos, carimbamos um Que medo! e explicamos o porquê.

No e-book também foram incluídas as reportagens sobre Aécio e Dilma da série Cartas na Mesa, integrante do projeto Truco. As matérias mostraram a população negativamente afetada por ações, projetos e propostas dos dois candidatos.

Os links para download do e-book Truco – 2º turno são os seguintes:

PDF: http://goo.gl/R0UB2v

EPUB: http://goo.gl/jn2PNm – Compatível com a maioria dos e-readers, incluindo o Kobo, da Livraria Cultura, e os aplicativos iBooks (iPad, iPhone e Mac), da Apple, e Google Play Livros (Android).

MOBI: http://goo.gl/iHfA6X – Compatível com Kindle, da Amazon (e-readers e aplicativo).

E se quiser ler o que os 11 candidatos a presidente disseram no 1º turno, é só baixar o primeiro livro do projeto nos links a seguir:

PDF: http://goo.gl/GmIzZz;

EPUB: http://goo.gl/AGGZpr;

e MOBI: http://goo.gl/5OESlO.

 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes