Buscar

A partir de hoje, o Greenpeace se junta à Pública para realizar a 4ª edição do Concurso de Microbolsas de Reportagem. Temas deste ano são hidrelétricas e pré-sal

Da Redação
27 de outubro de 2014
11:57
Este artigo tem mais de 9 ano

Vamos investigar os megaprojetos de energia no país? É essa a ideia do quarto Concurso de Microbolsas de Reportagem, que lançamos hoje.

Através dele vamos financiar e apoiar a produção de investigações independentes, realizadas por repórteres de todo o Brasil, sobre dois temas cruciais para o debate democrático, mas que nem sempre têm recebido a cobertura que merecem: os grandes projetos de hidrelétricas e de exploração do pré-sal.

Por isso, nos unimos ao Greenpeace para promover o Concurso de Microbolsas para Reportagens sobre Energia.

Foto: Greenpeace/Rodrigo Paiva

Convidamos jornalistas a propor pautas que sempre quiseram investigar sobre esses dois temas. As pautas devem ser inéditas e relevantes, e o repórter – ou grupo de repórteres – tem que apresentar uma boa pré-apuração e experiência em realizar reportagens de maneira independente.

Serão selecionadas duas pautas sobre cada tema. Cada vencedor receberá uma bolsa de R$ 5 mil para executar a pauta, que terá mentoria e edição da Pública.

As inscrições estão abertas desde segunda-feira, 27 de outubro, até dia 14 de novembro de 2014.

Nas edições anteriores, algumas das reportagens que ajudamos a tornar realidade foram reconhecidas e premiadas nacional e internacionalmente. É o caso de “Severinas”, minidocumentário de Eliza Capai que foi finalista do Prêmio Gabriel García Márquez, da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI); a série sobre “Cadeias Indígenas na Ditadura“, de André Campos, finalista do Prêmio Iberoamericano de Periodismo, do Instituto Prensa y Sociedad (IPYS); e “Dor em Dobro”, de Anna Beatriz dos Anjos, Gabriela Sá Pessoa e Natacha Corrêa, que ganhou neste ano o prêmio SindhRio de Jornalismo e Saúde.

A próxima grande reportagem pode ser a sua! Inscreva-se!

Leia aqui o regulamento e faça sua inscrição aqui, pelo formulário.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes