Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Da Redação

Conheça as vencedoras das Microbolsas sobre Criança e Água!

Repórteres vão investigar a relação das crianças com a água em cinco estados brasileiros

Da Redação
25 de maio de 2015
13:20
Este artigo tem mais de 8 ano
Banho na Viela. Jardim Ibirapuera, Zona Sul/SP. Foto: Joseh Sillva
Banho na Viela. Jardim Ibirapuera, Zona Sul/SP. Foto: Joseh Sillva

Desde o dia 15 de abril recebemos 77 inscrições para o Concurso de Microbolsas para Reportagens sobre Criança e Água. É a quinta edição do concurso promovido anualmente pela Pública, desta vez em parceria com o projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana.

A ideia é investigar como as crianças de todo o Brasil são afetadas pela escassez e má gestão da água. Segundo o artigo 227 da Constituição, os direitos das crianças são prioritários e devem ser garantidos pela família, sociedade e Estado.

As pautas vieram de 16 estados. Desses, cinco foram contemplados pelas pautas vencedoras. Nos próximos meses, as novas microbolsistas vão realizar reportagens sobre questões relacionadas com criança e água em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e Pará.

“As propostas de pautas foram bem apuradas, abordando questões essenciais, muitas delas não cobertas pela mídia tradicional, em que se percebe o engajamento do repórter em seu trabalho”, diz Marina Amaral, uma das diretoras da Agência Pública. As pautas selecionadas serão produzidas com a mentoria da Pública, que vai orientar as repórteres e editar as matérias, respeitando sempre a independência do repórter – um dos valores fundamentais da organização.

“Selecionar as cinco propostas finais foi uma tarefa árdua, já que as 77 enviadas possuíam muita qualidade. Buscamos contemplar na seleção tanto a diversidade regional quanto a amplitude do tema ‘Criança e Água’.  Acreditamos que a produção das cinco reportagens investigativas será muito proveitosa para fomentar o debate sobre o direito à água, ressaltando a prioridade absoluta das crianças salvaguardada pela Constituição”, diz Renato Godoy, do Instituto Alana.

Conheça as vencedoras do Concurso de Microbolsas para Reportagens sobre Criança e Água:

Camila Neves Camilo – Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) com passagens pelas redações de Época e Nova Escola e pela assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Cibelih Hespanhol Torres – Jornalista formada pela Universidade Federal de Viçosa foi colaboradora do Outras Palavras e trabalha atualmente no Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, ONG de agroecologia e direitos de povos e comunidades tradicionais. Vai realizar a pauta em parceria com João Roberto Ripper, repórter e fotógrafo conhecido por seu trabalhado relacionado a direitos humanos publicado em veículos como New York Herald Tribune, Revista Caros Amigos e Revista Veja; e com Helen Santa Rosa, comunicadora social e jornalista com dez anos de atuação voltada para a comunicação comunitária e articulação de redes.

Sarah Oliveira Fernandes – Formada em Jornalismo pela PUC-SP em 2008 e em Geografia pela USP em 2013. Trabalha como repórter há seis anos, sempre cobrindo temas relacionados a direitos humanos, cidadania, saúde e educação. Passou pelas redações da ONU-Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Portal Aprendiz e da Rede Brasil Atual, onde trabalha desde 2012.

Thays Mariana de Oliveira Lavor – Profissional formada em 2010 em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Com cinco de anos de experiência profissional, já passou pela redação do Jornal Diário do Nordeste, onde um de seus trabalhos – a série Mercado do Vício – obteve terceiro lugar no Prêmio SinDH Rio de Jornalismo em Saúde. Atualmente atua como colaboradora do Jornal O Globo.

Yamini Benites – Graduanda de jornalismo pela UFRGS, tem experiência em veículos alternativos (Jornal Tabaré) e como repórter fotográfica free lancer. Atua na produção do Nação da TVE/TV Brasil. A pauta será realizada em parceria com Gabrielle de Paula e Luiz Felipe Abreu, também estudantes de jornalismo da UFRGS. Luiz, com passagem pelo Jornal do Comércio e pela assessoria do TRF, tem experiência em jornalismo cultural e jurídico. Gabrielle atuou na mídia independente pelo JornalismoB e hoje trabalha na TVE, TV pública do RS.

Já nesta semana, as vencedoras começam a conversar com as diretoras da Pública sobre as pautas, prazos e rumos das reportagens. Parabéns e boa sorte a todos!

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Leia também

Exclusivo: testamos a água do maior reservatório do Ceará

Por ,

A pedido da Pública, a Universidade Federal do Ceará comprovou que água do Castanhão não é potável. Patu e Pedra Branca também foram reprovados. Leia reportagem das Microbolsas sobre Criança e Água

Caminhões-pipa no Ceará entregam água imprópria à população

Por ,

Moradores reclamam da água distribuída na operação de combate emergencial à seca que se arrasta há quatro anos; crianças e idosos têm adoecido por causa da contaminação. Leia reportagem das Microbolsas sobre Criança e Água

Notas mais recentes

Ruralistas apostam em PECs para avançar sobre direitos indígenas no Congresso


Abin paralela: Órgãos de imprensa se unem e pedem ao STF lista de jornalistas monitorados


Gênio de Uberlândia: Suposto autor de estudo contra urnas apurou fraudes para governos


Projeto de senador do PT que dá porte de armas a agentes socioeducativos avança no Senado


Alunos trans não podem usar seus banheiros em escolas, decide Comissão de Direitos Humanos


Leia também

Exclusivo: testamos a água do maior reservatório do Ceará


Caminhões-pipa no Ceará entregam água imprópria à população


Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes