O mapa do jornalismo independente

um projeto da Agência Pública

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Mais

Blogs não entraram porque geralmente são iniciativas individuais, com tom pessoal, não necessariamente jornalístico, e sem a pretensão de se tornarem veículos autossustentáveis, uma das marcas desta geração que está surgindo no jornalismo nacional.

Sim, sabemos que deixamos um monte de gente bacana de fora, mas era urgente ter critérios claros que nos guiassem nessa empreitada. Assim, a lista é apenas inicial, mas feita com cuidado: traz um panorama colorido, inovador e esperançoso.

E não está fechada: queremos que ela aumente a cada dia com sugestões de vocês! Mandem novos nomes, novas ideias. Este é só o começo de uma construção conjunta! O debate está aberto. Não concorda com algum nome da nossa lista? Sabe de alguma coisa que a gente não sabe? Solte o verbo. Vamos [email protected]

O lançamento deste mapa marca a contagem regressiva para a inauguração da Casa Pública, primeiro Centro Cultural de jornalismo do país, com a missão de discutir, apoiar e fortalecer o jornalismo independente e inovador no Brasil a na América Latina.

Nesse espaço de experimentação e troca de figurinhas entre profissionais e estudantes, brasileiros e estrangeiros, programadores e jornalistas, a tecnologia aplicada ao jornalismo é o foco. Situada no Rio de Janeiro, a Casa Pública vai realizar laboratórios de investigação de dados e de jornalismo multimídia com convidados nacionais e internacionais, promover workshops, eventos, mostras de fotografias e documentários. Quer saber mais? Abra a porta da Casa Pública, aqui.

 

Para conhecer iniciativas na América Latina, visite a SembraMedia.

 

Sugira uma iniciativa Seleção dos leitores Nossa lista

Entre na discussão