Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

Atendidos no Mais Médicos. Tá certo, mas peraí, Vanessa!

“São 63 milhões de pessoas assistidas pelo programa Mais Médicos. Hoje, nós temos mais de 18.200 médicos inscritos e trabalhando no programa.” – Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), senadora, em discurso no plenário

Checagem
7 de agosto de 2015
15:00
Este artigo tem mais de 8 ano

Os dados divulgados pela senadora estão corretos, mas é necessário deixar claro que o número de pessoas assistidas baseia-se na capacidade de atendimento do Programa Mais Médicos, não em atendimentos realizados.

De acordo com o Ministério da Saúde, cada equipe que trata da saúde da família tem potencial de atender até 3.450 pessoas. As equipes multiprofissionais contam com pelo menos um médico, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Ao multiplicar o potencial de atendimentos por equipe pelo total de médicos do Programa Mais Médicos (18.240), divulgado pelo Ministério da Saúde, chega-se a um total de 62.928.000 de pessoas que podem ser atendidas pelas equipes.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes