Buscar

Você conhece algum professor que foi processado por sua posição política? Sabe de pesquisas acadêmicas vetadas por abordarem temas polêmicos? Conte sua história

Da Redação
17 de junho de 2021
14:27
Este artigo tem mais de 2 ano

De bolsas de pesquisas cortadas por falta de verba à desqualificação do conhecimento científico, as universidades brasileiras vivem um momento de desvalorização. Além disso, pipocam relatos de professores e universitários, por todo o país, que têm sido constrangidos, perseguidos ou processados por suas posições políticas ou por simplesmente ministrarem conteúdos ligados à sua disciplina. A Agência Pública quer mapear a perseguição política no ambiente acadêmico. Compartilhe sua história e nos ajude a fazer esse levantamento. 

Você conhece algum professor que foi denunciado, processado ou punido por causa do conteúdo de suas aulas? Ficou sabendo de algum estudante ou grupo de alunos perseguido por sua atuação política na universidade? Ouviu algum relato de pesquisa científica vetada, paralisada ou censurada por abordar um tema considerado polêmico? Tem alguma história para contar relacionada a ameaças à liberdade de cátedra? 

Os jornalistas da Pública querem te ouvir. Para enviar seu relato, responda o questionário abaixo, mande um email para participe@apublica.org ou envie uma mensagem no Whatsapp para (11) 98886-9401. 

Se você é um professor, entendemos que decidir contar histórias do seu local de trabalho poderia colocar em riscos vínculos empregatícios. Nós garantimos que a sua identidade será protegida e as informações que você compartilhar por meio deste questionário só serão publicadas com a sua permissão explícita. Este é apenas um primeiro contato entre você e nossos repórteres.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes