Quanto vale uma palavra contra provas e evidências? No sistema judiciário brasileiro, o depoimento do policial costuma definir condenações mesmo quando as provas atestam a inocência dos acusados.
Isso se chama "fé pública", uma presunção de que a palavra de um policial é a verdade. No segundo episódio, é apresentada a história de quatro jovens que foram presos só com base na palavra dos policiais, embora a própria vítima negasse a culpa dos acusados.
A maioria dos casos de injustiça ocorrem contra pessoas pretas e pardas. Os casos são inúmeros, e afetam não apenas homens, mas também jovens mulheres negras. Foi o que aconteceu com Babiy Querino, acusada e presa por causa de um reconhecimento com base no seu cabelo.
Constantes nos casos de injustiça, os problemas do aparato policial no Brasil recebem pouca ou nenhuma atenção. São poucas as iniciativas para investigar e aprimorar os procedimentos policiais. Assim, no penúltimo episódio, nossos repórteres investigam como o sistema judiciário e a sociedade acabam sendo coniventes com os problemas da polícia brasileira.
O resultado é um entrelaçamento de histórias urgentes e temas necessários sobre este que é um dos maiores problemas do Brasil atual.