Mapa dos ConflitosMapa dos Conflitos

Uma década de violência e injustiça fundiária na Amazônia Legal

Amazônia Legal

O Mapa dos Conflitos foca sua análise na Amazônia Legal, região com mais de 5 milhões de km2, representando dois terços do país. A área inclui os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão. É na Amazônia Legal onde se concentram 55% dos conflitos no campo entre 2011 e 2020.

A última década na Amazônia

(2011-2020)

+ de 300 assassinatos

+ de 2 mil vítimas

+ de 100 mil famílias afetadas

+ de 7 mil ocorrências de conflito

9 estados e 583 municípios afetados

Mapa dos conflitos

Navegue pelas lentes temáticas e descubra como se relacionam os conflitos no campo com desmatamento, queimadas, violência, desigualdade, agrotóxicos, água e mineração. Para melhor navegação, veja o que representa cada lente.

Conflitos

As ocorrências de conflitos no campo são informações colhidas pela CPT anualmente e sistematizadas pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino – CEDOC.

Queimadas

Os focos de queimadas são medidos pelo INPE. Esta lente mostra a quantidade de focos de queimadas em relação à área do município.

Desmatamento

Quanto maior a classificação, maior o avanço do desmatamento no município medido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A lente considera o tamanho do município para o cálculo.

Agrotóxicos

A lente traz a quantidade de registros de intoxicações causadas por agrotóxicos para uso agrícola. As intoxicações são causadas por acidentes no manuseio de agrotóxicos, no trabalho ou na pulverização.

Desigualdade

Aqui comparamos dados que refletem a qualidade de vida da população a partir do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M): expectativa de vida, anos de escolaridade e renda per capita.

Água

Para utilizar água de rios, lagos e outras fontes para lavouras e indústrias, é preciso que os governos concedam outorgas. Esta lente mostra a quantidade de outorgas para o uso de água nos municípios.

Mineração

Para minerar de forma legal, os pedidos são feitos na Agência Nacional de Mineração (ANM). Esta lente mostra a quantidade desses pedidos por município, levando em conta o seu tamanho.

Violência

A lente mostra o número de internações em hospitais após as vítimas terem sofrido agressões de diversos tipos. O cálculo leva em consideração o tamanho da população do município.

pular introdução