Apoie!

Seja aliada da Pública

Seja aliada

Agência de Jornalismo Investigativo

O Truco 2014 foi um projeto de checagem e cobertura eleitoral da Agência Pública.

O horário eleitoral gratuito na TV é uma das peças mais importantes da disputa pela presidência. Mas até que ponto o que os candidatos dizem na propaganda é verdadeiro? O contexto correto muda a informação? Ou o que diz o candidato é simplesmente falso?

No Truco! checamos os dados mais relevantes apresentados pelos presidenciáveis durante os programas exibidos na TV. E distribuímos a eles as “cartas” correspondentes, deixando claro ao leitor até que ponto o que os candidatos dizem na propaganda é verdadeiro, se o contexto correto muda a informação, ou se o que diz o candidato é simplesmente um blefe. Também “pedimos o Truco”, um desafio público às campanhas para que expliquem promessas ou dados importantes aparentemente insustentáveis. Podemos ainda discordar frontalmente dos candidatos quando acharmos suas propostas perigosas para a democracia e direitos humanos. Aí vamos carimbar um “Que medo” e fazer uma materinha explicando por quê.

Ao verificar esses dados, nosso objetivo é melhorar a qualidade do debate e estimular os eleitores a questionar o discurso dos presidenciáveis. Para isso, vamos convidar o público a participar, sugerindo informações que devem ser checadas e contribuindo com dados relevantes sobre cada tema. Também integra o projeto uma série de reportagens investigativas publicadas na seção “Cartas na Mesa”.

Neste especial

TRUCO! Programa #13 – 16 de setembro

17 de setembro de 2014 | por

Hoje tem Truco Popular! Nosso público questionou Levy Fidelix (PRTB) sobre a ditadura militar. A pergunta do Truco Popular de ontem – sobre manipulação de informações – foi para a Luciana Genro (PSOL). Agora quem dá as cartas é você! Cada dia vamos escolher um candidato para você trucar. As perguntas serão postadas no nosso Facebook …

TRUCO! Programa #14 – 18 de setembro

18 de setembro de 2014 | por

Truco Popular! A rodada de cartas para Eduardo Jorge terminou. Como o candidato também entrou no jogo e compartilhou o #Truco Popular em sua página, hoje temos duas perguntas selecionadas! A pergunta com mais curtidas (391) na página do candidato foi: “Candidato, o que o senhor acha sobre a isenção fiscal das igrejas no Brasil?” E …

TRUCO! Programa #15 – 20 de setembro

20 de setembro de 2014 | por

Truco popular! Agora quem dá as cartas é você! Participe do Truco Popular e leia as nossas checagens abaixo. Cada dia vamos escolher um candidato para você trucar. As perguntas serão postadas no nosso Facebook e têm que ser correspondentes a uma declaração do candidato, incluindo um link. A pergunta que receber mais “likes” será enviada para …

TRUCO! Programa #16 – 23 de setembro

24 de setembro de 2014 | por

Truco popular! Agora quem dá as cartas é você! Participe do Truco Popular e leia as nossas checagens abaixo. Cada dia vamos escolher um candidato para você trucar. As perguntas serão postadas no nosso Facebook e têm que ser correspondentes a uma declaração do candidato, incluindo um link. A pergunta que receber mais “likes” será enviada para …

TRUCO! Programa #17 – 25 de setembro

25 de setembro de 2014 | por

Truco Popular! O truco popular de hoje vai para a candidata Marina Silva (PSB). A pergunta mais votada é: “Alckmin, Bornhausen e Malafaia fazem parte da ‘Nova Política”? O público perguntou para Zé Maria por que os jovens e trabalhadores que foram para as ruas em 2013 devem eleger políticos tradicionais para governar o país. A pergunta para …

TRUCO! Programa #18 – 27 de setembro

27 de setembro de 2014 | por

Truco Popular, Zé Maria! O candidato Zé Maria (PSTU) respondeu por vídeo ao Truco Popular! A pergunta mais votada foi feita por Cláudia Fragozo: “Zé Maria, em sua opinião, porque será que os jovens e trabalhadores que foram para as ruas em 2013 vão eleger políticos tradicionais para governar o país e, inclusive, para compôr o …

TRUCO! Programa #19 – 30 de setembro

1 de outubro de 2014 | por

Truco Popular! O prazo para os presidenciáveis responderem ao nosso Truco Popular foi de uma semana a partir do envio da pergunta. Cinco candidaturas já nos responderam, e outras quatro ainda estão dentro do prazo. Mas alguém está em dívida com os eleitores… Cadê a resposta, Levy Fidelix? O candidato do PRTB foi trucado no dia …

Rodada de promessas

28 de agosto de 2014 | por

Eles prometem, a gente anota! Confira as promessas que os candidatos disseram nos programas eleitorais na televisão.

Cala-boca em Belo Monte

4 de setembro de 2014 | por

A reportagem que abre a série “Cartas na Mesa”, em que cidadãos criticam os candidatos, é sobre a maior obra do governo Dilma; 40 mil pessoas, principalmente indígenas, sofreram o impacto da obra

Lá no norte de Minas Gerais

11 de setembro de 2014 | por

A segunda reportagem da série “Cartas na Mesa” foca o embate das comunidades sertanejas contra a explosão da grilagem no governo Aécio Neves, herdeiro de terras já registradas em nome do estado

TRUCO! Programa #21 – 10 de outubro

10 de outubro de 2014 | por

“Dilma pegou um país que ia bem, e que 4 anos depois está em recessão, parado” – campanha de Aécio Neves Após dois trimestres de queda no Produto Interno Bruto (PIB), segundo o IBGE, ficou caracterizado que o Brasil entrou em recessão técnica, conceito que, segundo os economistas, é usado para caracterizar justamente essa situação: …

Truco! Programa #22 – 11 de outubro

11 de outubro de 2014 | por

Truco, Dilma! “Estou propondo a implantação de cinco medidas no combate à impunidade, pois a impunidade é o mal que alimenta a corrupção” – Dilma Rousseff Medida 1: Aprovar uma lei que transforme em crime e puna com rigor os agentes públicos que enriquecem sem justificativa ou não demonstrem a origem dos seus ganhos. Desafiamos …

Mais recentes

Vaza Jato

2 de setembro de 2019

Equipe da Pública vai se dedicar a reportagens aprofundadas sobre os diálogos vazados

Transnacionais da fé

12 de agosto de 2019

Colaboração de 16 meios latinoamericanos, sob a liderança da Columbia Journalism Investigations da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia

Amazônia sem Lei

15 de julho de 2019

O especial Amazônia sem Lei investiga violência relacionada à regularização fundiária, demarcação de terras e reforma agrária na Amazônia Legal