Apoie!

Seja aliada da Pública

Seja aliada

Agência de Jornalismo Investigativo

O Truco 2014 foi um projeto de checagem e cobertura eleitoral da Agência Pública.

O horário eleitoral gratuito na TV é uma das peças mais importantes da disputa pela presidência. Mas até que ponto o que os candidatos dizem na propaganda é verdadeiro? O contexto correto muda a informação? Ou o que diz o candidato é simplesmente falso?

No Truco! checamos os dados mais relevantes apresentados pelos presidenciáveis durante os programas exibidos na TV. E distribuímos a eles as “cartas” correspondentes, deixando claro ao leitor até que ponto o que os candidatos dizem na propaganda é verdadeiro, se o contexto correto muda a informação, ou se o que diz o candidato é simplesmente um blefe. Também “pedimos o Truco”, um desafio público às campanhas para que expliquem promessas ou dados importantes aparentemente insustentáveis. Podemos ainda discordar frontalmente dos candidatos quando acharmos suas propostas perigosas para a democracia e direitos humanos. Aí vamos carimbar um “Que medo” e fazer uma materinha explicando por quê.

Ao verificar esses dados, nosso objetivo é melhorar a qualidade do debate e estimular os eleitores a questionar o discurso dos presidenciáveis. Para isso, vamos convidar o público a participar, sugerindo informações que devem ser checadas e contribuindo com dados relevantes sobre cada tema. Também integra o projeto uma série de reportagens investigativas publicadas na seção “Cartas na Mesa”.

Neste especial

TRUCO! Programa #23 – 13 de outubro

13 de outubro de 2014 | por

Truco, Aécio! “A minha política econômica será de tolerância zero com a inflação” – Aécio Neves. Desafiamos o candidato a explicar sua proposta. Não se pode dizer que o governo Dilma foi tolerante com a inflação – prova é que ela se manteve dentro da meta nos três primeiros anos de governo (a taxa de …

TRUCO! Programa #24 – 14 de outubro

14 de outubro de 2014 | por

Truco, Dilma! “Dilma vai implantar o programa de Segurança Integrada, que contará com Centros de Comando e Controle em todas as capitais do país. Assim vai unir Força Nacional de Segurança, Polícia rodoviária e federal e as polícias civil e militar com o apoio das Forças Armadas no combate ao Crime.” – campanha Dilma Rousseff …

Truco! Programa #25 – 15 de outubro

15 de outubro de 2014 | por

“Implantamos a educação de tempo integral.”- Dilma Rousseff O programa Mais Educação – que amplia a jornada nas escolas públicas para sete horas, com apoio do governo federal – não foi criado por Dilma, mas por Lula no seu segundo mandato, em 2007. Além disso, ainda é muito baixo o número de estudantes atingidos pela iniciativa. …

Truco! Programa #26 – 16 de outubro

16 de outubro de 2014 | por

“O reajuste real do salário mínimo de 2016, por exemplo, já está estabelecido, porque é o crescimento do PIB esse ano: é nada” – Aécio Neves O candidato está enganado. Como a Política de Valorização do Salário Mínimo termina em 2015, o reajuste de 2016 dependerá de um novo critério, a ser definido pelo candidato eleito …

Truco! Programa #27 – 17 de outubro

17 de outubro de 2014 | por

“Nós queremos propor uma mesa de negociação tanto para discutir a questão dos aposentados quanto para discutir o fator previdenciário” – Dilma Rousseff Dilma mudou de opinião sobre o fator previdenciário algumas vezes durante a campanha – assim como nos quatro anos do seu governo. Se, no programa de hoje, a candidata acenou para a …

Truco! Programa #28 – 18 de outubro

18 de outubro de 2014 | por

    “Hoje, 59% da população está na classe média. E a pobreza caiu pela metade, de 53, passou para 26%”– Dilma Rousseff A frase da candidata refere-se a uma projeção e não a dados atuais. Ainda é cedo para dizer se ela se concretizará. Explicamos: as projeções de porcentagem de classes são feitas com base …

Truco! Programa #29 – 20 de outubro

20 de outubro de 2014 | por

“Aécio vai controlar com maior rigor as fronteiras do Brasil por onde entram as armas e as drogas que alimentam a violência e aumentar a repressão e punição ao tráfico”- campanha de Aécio Neves As armas utilizadas por criminosos também entram pelas fronteiras, mas de acordo com especialistas, a maior parte de armas usadas pelo crime …

Truco! Programa #30 – 21 de outubro

21 de outubro de 2014 | por

Resumo do Programa O programa eleitoral da candidata Dilma Rousseff (PT) começou comemorando os últimos resultados das pesquisas eleitorais que, segundo o Datafolha e o Vox Populi, dão a Dilma 52% das intenções de voto e a Aécio 48%. Os apresentadores reforçaram que, para Dilma, independentemente de crises internacionais, “o importante é defender o emprego …

TRUCO! Programa #31 – 22 de outubro

22 de outubro de 2014 | por

“Dilma concluiu apenas 12% das obras prometidas no PAC”- campanha de Aécio Neves O candidato Aécio Neves (PSDB) está usando números desatualizados. Para fazer a afirmação, a campanha tucana se baseia no 9º Balanço do PAC 2, lançado em fevereiro deste ano, com dados que cobrem a execução do PAC 2 até dezembro de 2013. Após …

TRUCO! Programa #32 – 23 de outubro

23 de outubro de 2014 | por

Truco, Dilma! “[Dilma] vai criar o Banda Larga para Todos. E vai garantir internet rápida, barata e segura para milhões de brasileiros.” – campanha de Dilma Rousseff O Plano Nacional de Banda Larga, lançado em 2010 e usado como promessa de ampliação do serviço no país durante a campanha presidencial daquele ano, não atingiu uma …

ÚLTIMO TRUCO! Programa #33 – 24 de outubro

24 de outubro de 2014 | por

Resumo dos programas   Aécio Neves (PSDB) O programa do candidato Aécio Neves (PSDB) começou mostrando os resultados da última pesquisa do Instituto Veritá em que o candidato aparece com 53,2% das intenções de voto enquanto Dilma Rousseff aparece com 46,8%. O candidato disse que “o que o brasileiro tem de mais profundo é o caráter, …

Mais recentes

Vaza Jato

2 de setembro de 2019

Equipe da Pública vai se dedicar a reportagens aprofundadas sobre os diálogos vazados

Transnacionais da fé

12 de agosto de 2019

Colaboração de 16 meios latinoamericanos, sob a liderança da Columbia Journalism Investigations da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia

Amazônia sem Lei

15 de julho de 2019

O especial Amazônia sem Lei investiga violência relacionada à regularização fundiária, demarcação de terras e reforma agrária na Amazônia Legal