Buscar
top

Uma série de videorreportagens em Realidade Virtual

Especial
Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes

Sobre

A série Baía 360º é a sétima reportagem especial produzida pelos LABs, laboratórios de inovação realizados na Casa Pública, no Rio de Janeiro. A ideia é unir arte e novas tecnologias ao bom e velho jornalismo para testar soluções e alcançar novos públicos.

Na foto: Mariana Simões, Luis Felipe Marques Ferreira e Gabriele Roza. Equipe de reportagem e filmagem do projeto Baía 360

Como imaginávamos, produzir a primeira série investigativa em realidade virtual no Brasil não foi fácil. A câmera não estava adaptada ao clima do Rio de Janeiro e frequentemente desligava em meio às filmagens. Mas as suas peculiaridades e a experiência imersiva também permitiram belas “gambiarras”. Chegamos a inventar um capacete feito de elásticos para fixar a câmera na cabeça e assim trazer o espectador para dentro da ação durante uma de nossas expedições pela baía de Guanabara.

Capacete inventado para carregar a câmera do projeto Baía 360.

Embora as câmeras para gravar em 360º – com suas lentes em diversas direções que captam todo o entorno de cada cena – fiquem mais baratas a cada dia, há pouco conhecimento sobre como essa tecnologia pode ser utilizada para servir ao jornalismo aprofundado. E, menos ainda, profissionais com a curiosidade, a obstinação e a coragem de explorar essa nova seara sem medo de fracassar. Tivemos a sorte de contar com uma equipe que entendeu os percalços como aprendizagem. 

Porque isto é o que importa: nos LABs, as inovações tecnológicas não são puro adereço nem fetiche, elas têm de ajudar a reportagem a ser ainda melhor.

Foi o que aconteceu nessa série. E o resultado é um mergulho único numa história que só se compreende de verdade explorando os arredores: a baía de Guanabara, Patrimônio da Humanidade e lar de belíssimos manguezais, mas também de cachoeiras de esgoto in natura.

Vamos nessa jornada levados por aqueles que mais a conhecem e mais a amam: os pescadores artesanais, cuja tradição é antiga como o Rio de Janeiro e que, em seu nome, enfrentam ameaças anônimas, milícias, órgãos ambientais ineficientes, corporações do peso da Petrobras e até a Marinha brasileira.

Para assistir ao vídeo no seu computador, é só clicar na tela e arrastar com o indicador do seu cursor. Quem quiser mergulhar na experiência pelo celular pode deitar o dispositivo e explorar o seu entorno movimentando o aparelho em qualquer direção.

Boa viagem.  

Mariana Simões com os pescadores Alexandre Anderson e Alaildo Malafaia.
Equipe
Como Assistir

O que é Realidade Virtual?

Realidade Virtual é uma experiência imersiva em vídeo que permite que você interaja com o que está sendo mostrado de maneira 3D – como se você também estivesse na cena.

As videoreportagens da Série Baía 360º foram todas filmadas com essa tecnologia. Elas podem ser assistidas com óculos especiais, computadores desktop ou celulares smartphones.

Eu preciso de óculos especiais para ver um vídeo 360º?

Não. Tudo o que você precisa é de um smartphone ou do seu computador.

Nossa série em 360º foi feita com a tecnologia mais acessível, e tem a resolução 2560X1280. Portanto ela funciona melhor em telas pequenas.

Estamos usando duas plataformas para exibição dos vídeos: Youtube e Facebook. Escolha a que você prefere!

Como assistir aos vídeos do meu computador Desktop?

Se você for assistir à série Baía 360º em seu computador desktop, o ângulo de visão pode ser alterado e você pode “passear” pelo cenário onde encontramos os personagens.

Para isso, basta você clicar com o seu mouse e “arrastar” a imagem – para cima, para baixo, ou para qualquer um dos lados.

É importante você ter a última versão do seu browser (ex. Chrome, Firefox). Vídeos 360° não podem ser vistos em Safari ou Internet Explorer.

Como assistir aos vídeos no meu celular?

Se quiser assistir pelo seu celular, você deve clicar no link do Facebook (veja aqui). Você só poderá assistir pelo aplicativo do Facebook e não pelo browser.

Se preferir, você também pode ver pelo Youtube. Mais uma vez, terá que usar o aplicativo do Youtube. Clique aqui para ver todos os vídeos da série no Youtube.

Tanto o aplicativo do Facebook quanto o aplicativo do Yotube permitem que você assista as vídeos em celulares Androis e IOs.

Quando o vídeo já estiver rodando, é hora de explorar a Baía da Guanabara! Você pode mexer o seu celular para cima, para baixo e para os lados, e o cenário vai mudar com os seus movimentos.

Se eu tiver óculos VR, eu posso assistir?

Se você tiver um óculos especial, você pode ter uma experiência imersiva usando o seu celular, através do App do Youtube, que traz um ícone no canto inferior direito do vídeo. Funciona com Android e IOs.

Coloque o óculos e movimente a cabeça para explorar o ambiente em 3D.

Infografia: Bruno Fonseca