Buscar
Podcast

Do tráfico ao prato

Entenda como o gado de um 'narcopecuarista' foi parar nos frigoríficos

Ouça agora:

Podcast
25 de junho de 2021
10:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 1 Do tráfico ao prato

25 de junho de 2021 · Entenda como o gado de um 'narcopecuarista' foi parar nos frigoríficos

0:00

Por três meses, repórteres se debruçaram sobre relatórios de operações da Polícia Federal, registros de transporte animal (GTAs) e dados de propriedades rurais para entender como funcionava o esquema de pessoas apontadas como narcotraficantes, mas que são também pecuaristas. Essa espécie singular de businessmen que investe o dinheiro ganho com droga em fazendas de gado, produzindo carne. Basicamente, a equipe de repórteres da Pública queria entender: existe boi sendo criado com dinheiro do tráfico? Onde esse gado está indo parar? Uma história que retrata ainda várias pontas de uma região em ebulição: conflitos por terra, trabalho escravo, desmatamento ilegal e homicídio. A reportagem que embasou o episódio é de Anna Beatriz Anjos, Bruno Fonseca, Clarissa Levy, Rafael Oliveira e Thiago Domenici.

Saiba mais

Se por acaso você ficou querendo saber mais sobre esses traficantes pecuaristas, escute também o episódio Caçada ao Cabeça Branca, do podcast Rádio Escafandro, parceiro do Pauta Pública na Rádio Guarda-Chuva. O episódio foi baseado no livro do jornalista Allan de Abreu, que passou anos investigando o traficante. 

Quem faz o podcast

A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy
A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto
A finalização de som é de Marianna Romano
As artes são de Caco Bressane
A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner e Tainah Ramos
A coordenação é de Thiago Domenici

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes