Carregando

Como funciona o Truco

O Truco Eleições 2016 é um projeto de checagem de informações (fact-checking) da Agência Pública, baseado no jogo de cartas truco. Selecionamos e verificamos frases dos cerca de 50 candidatos a prefeito em cinco capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Belém – durante a disputa eleitoral, sem qualquer distinção partidária ou ideológica. Ao fiscalizar a veracidade das falas dos políticos ou das informações divulgadas pelas campanhas, procuramos melhorar a qualidade do discurso público. Nossa apuração busca apontar incorreções, dados imprecisos ou descontextualizados e acertos, além de desafiar os candidatos a explicarem inconsistências ou afirmações infundadas.

O Truco surgiu em 2014, quando fiscalizamos pela primeira vez a eleição presidencial. Em 2015, iniciamos uma nova etapa e passamos a fazer a checagem de deputados federais e senadores no Truco no Congresso, em parceria com o Congresso em Foco. A cobertura da disputa municipal de 2016 abre mais uma fase do projeto, que mantém o mesmo espírito e traz novidades. Agora, além de verificarmos o horário eleitoral na TV, como fizemos em 2014, vamos acompanhar desde publicações nas redes sociais até declarações em entrevistas.

Em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o trabalho será feito por jornalistas da Agência Pública, com o apoio de colaboradores. Para a cobertura do Recife, firmamos uma parceria com o Marco Zero Conteúdo, um coletivo de jornalismo investigativo independente que aposta em textos aprofundados e de interesse público. Em Belém, a checagem será do parceiro Outros 400, coletivo focado na cobertura da capital paraense. Todos os envolvidos no projeto integram organizações jornalísticas independentes e apartidárias, que não recebem qualquer tipo de financiamento de órgãos governamentais.