Doutor Rosinha exagera ao dizer que metade dos estudantes abandonam estudos no ensino médio

O candidato do PT ao governo do Paraná, Doutor Rosinha, falou sobre educação durante o 2º Fórum de Gestão Pública da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap)

2º Fórum de Gestão Pública da Faciap educação

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“Mais da metade dos meninos e das meninas que chegam no ensino médio… eles abandonam [os estudos]”, falou o candidato do PT ao governo do Paraná, Doutor Rosinha, durante o 2º Fórum de Gestão Pública da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

O dado citado por Doutor Rosinha veio, segundo a assessoria do candidato, “do estudo ‘Organização Curricular na Educação Básica’, que consta no caderno de debates da XII Conferência Estadual de Educação da APP-Sindicato, que utiliza números do IBGE e do Inep”.

O Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor, pesquisou os dados consolidados do Censo Escolar de 2015, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo eles, a evasão no ensino médio em todo o Brasil foi de 11,2%. Pelo levantamento do Inep, “12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, respectivamente, evadiram da escola, de acordo com o Censo Escolar entre os anos de 2014 e 2015”.

 

 

O percentual está muito abaixo do que o apregoado pelo candidato do PT. No Paraná, a evasão foi menor que a média nacional, de 9% no ensino médio, segundo o Inep.

Ao olhar os dados consolidados do Censo nos últimos onze anos em termos nacionais, o que se percebe é uma queda na evasão em termos percentuais dentre os alunos do ensino médio, de 14,5% em 2007 para R$ 11,2% em 2015.

Por isso, a frase foi classificada como “Exagerada”

Candidato discorda do selo

Via assessoria, Doutor Rosinha argumentou que os dados foram compilados de um documento da APP-Sindicato, que representa os professores do Paraná, que por sua vez foi feito com base em números do IBGE e do Inep.

Segundo o candidato, a cartilha aponta que o índice de matrículas no Ensino Médio do Paraná é de 63,3% dos jovens de 15 a 17 anos, e que destes, 8,9% abandonam os estudos.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 742 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná