Arruda acerta ao apontar acordo de reajuste da água pelos próximos seis anos

Desde 2011, a Sanepar, estatal de saneamento do Paraná, reajustou a tarifa em mais de 135%

2º Fórum de Gestão Pública da Faciap Economia Saneamento

Alexsandro Ribeiro
1 minutos

“Pelo que me consta, estabeleceram o aumento das tarifas de água pelos próximos seis anos. Foram oito anos de aumento”, disse o candidato do MDB ao governo do Paraná, João Arruda, durante o Fórum de Gestão Pública organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

A afirmação está correta, apurou o Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública, feito no Paraná em parceria com o Livre.jor. Em 2017, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná (Agepar) aprovou em assembleia a revisão da tarifa de água por oito anos.

Conforme o documento que homologa a decisão, datado de 12 de abril de 2017, foi estabelecido um “índice de reposicionamento tarifário de 25,63%”.

Ficou estipulado que tal percentual seria dividido em uma primeira parcela de 8,53% em 2017, somado de sete parcelas anuais de 2,11% até 2024, “acrescidas da correspondente correção financeira e da correção econômica, a qual se dará pela aplicação da taxa média ponderada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic)”.

Portanto, João Arruda está certo: serão mais seis anos de aumento, totalizando oito anos de reajustes seguidos.

Em 2018, o reajuste aprovado pela empresa foi de 5,12%, que segundo a Agepar compreende o reajuste tarifário anual somado da parcela da revisão tarifária de 2017.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 1283 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná