Danielle usa dados inflados para criticar educação

Quantidade de jovens fora da sala de aula é menor do que a citada pela candidata do PSOL. A assessoria agradeceu ao Truco e disse que iria atualizar o banco de dados

educação

Mariama Correia
2 minutos

“(…) A gente tem 90 mil jovens na idade entre 15 e 17 anos fora da escola”, disse Danielle Portela durante o evento, que foi registrado em vídeos publicados no seu Instagram.

Candidata ao governo do estado pelo PSOL, Danielle Portela aproveitou sua participação no primeiro debate dos postulantes ao cargo, realizado na última quinta-feira (16), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para colocar o discurso do atual governador Paulo Câmara (PSB) em xeque. A educação pública de Pernambuco, cujos índices de desempenho estão entre as principais bandeiras da campanha de Câmara, foi questionada pela candidata ao afirmar que o estado tem 90 mil jovens na idade entre 15 e 17 anos fora da escola.

O Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública feito em Pernambuco em parceria com a Marco Zero Conteúdo –  checou a afirmação. De acordo com a Assessoria de comunicação da candidata, a declaração se baseou em dados retirados do Panorama do Território Pernambuco do projeto Observatório da Educação, mantido pelo Instituto Unibanco. Os dados estão disponíveis no site  e neste dossiê.

Os dados citados, contudo, se referem ao levantamento de 2014 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizado pelo IBGE. A pesquisa mostra que, em Pernambuco, 89.536 mil jovens entre 15 e 17 anos estavam fora da escola e 397.529 estavam matriculados, com base em dados de 2013-2014.

Embora Danielle Portela tenha feito uma referência correta considerando os números da pesquisa de 2014, o dado defasado (Paulo Câmara sequer era governador) tornou a afirmação maior do que os dados atuais. Por isso, o Truco atribui o selo “Exagerado” à frase.

Da forma como foi feita, a declaração da candidata leva a crer que ela se referia a um número atual, mas o próprio IBGE já divulgou dados atualizados do mesmo indicador, que mostram um total de 81 mil alunos com 15 a 17 anos fora da escola em 2017, última pesquisa disponível. Ou seja, o quantitativo fica próximo, mas não chega aos 90 mil ressaltados por Danielle.

Procurada pelo Truco para comentar o selo, a assessoria da candidata agradeceu ao projeto pela informação e disse que iria atualizar o banco de dados.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 1291 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 13 ) ) )
Desemprego no Brasil cresceu quando Armando era ministro, mas não foi o maior da história
Paulo Câmara - PSB
Desemprego no Brasil cresceu quando Armando era ministro, mas não foi o maior da história

Candidato do PTB comandou a pasta da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre janeiro de 2015 e maio de 2016, durante o governo de Dilma Rousseff

Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco
Danielle Portela - PSOL
Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco

A candidata do PSOL criticou o governo por não pagar o valor mínimo previsto de R$ 2.455,35 a todos os professores do estado, mas não levou em conta a questão contratual

Armando usa dado correto ao falar do cenário fiscal de Pernambuco
Armando Monteiro - PTB
Armando usa dado correto ao falar do cenário fiscal de Pernambuco

O estado deixou R$ 1,5 bilhão de restos a pagar em 2017, 23,5% a mais que em 2016

PE Candidatos - Pernambuco