Ratinho Júnior diz que seu suplente votou contra ajuste fiscal. Não é verdade

Evandro Júnior, que substituiu o deputado e candidato durante sua licença para ser secretário de estado, votou a favor do projeto na terceira discussão dele na Assembleia Legislativa

Contas Públicas Economia

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“Meu suplente, na época [em que] era deputado, votou contra o ajuste fiscal”, disse Ratinho Júnior, do PSD, no debate da TV Bandeirantes entre os candidatos a governador do Paraná, ao responder pergunta do adversário Professor Piva (PSOL).

O psolista fez uma provocação sobre a votação de um pacote de ajuste fiscal proposto pela administração Beto Richa (PSDB) – de que Ratinho, deputado estadual, fazia parte como secretário do Desenvolvimento Urbano.

O candidato do PSD – respondeu que a bancada do PSC, partido ao qual à época era filiado e que ainda hoje controla no Paraná, teve liberdade para votar contra o governo. Evandro Araújo (PSC) substituiu Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa durante a licença dele.

A assessoria de Ratinho Júnior disse que a afirmação do candidato tem como base a lista de votação do projeto de lei de ajuste fiscal. Mas o Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública, feito no Paraná em parceria com o Livre.jor – conferiu que isso não é verdade.

O projeto 212/2015 foi debatido pelos deputados em três sessões, como de costume. Na primeira e na segunda discussões, Evandro Araújo não votou, embora estivesse presente nas sessões. Mas, em 28 de abril, o controle de votos registra a aprovação do deputado Evandro Araújo à redação final do projeto de ajuste fiscal.

Candidato discorda – A assessoria de Ratinho Júnior disse discordar que a afirmação seja falsa. Segundo a nota enviada ao Projeto Truco, o candidato afirmou estar se referindo a outro projeto, que alterou as regras de funcionamento da Previdência dos servidores estaduais.

Nessa votação, afirma Ratinho Júnior, o suplente Evandro Araújo votou contra o que desejava o governo – o que é verdade.

No debate, entretanto, ele foi claro ao se referir ao projeto de lei que tratou do ajuste fiscal.

 

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 1377 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná