Ratinho exagera ao comparar IDH do Paraná ao do Nordeste do Brasil

Apenas quatro municípios do estado têm Índice de Desenvolvimento Humano considerado baixo; 1,1 mil cidades nordestinas estão nessa situação

Desenvolvimento Direitos Humanos

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“Nós temos ainda no Paraná Índice de Desenvolvimento Humano próximo ao do Nordeste”, afirmou o candidato do PSD ao governo do Paraná, Ratinho Júnior, em debate promovido pelo jornal “Gazeta do Povo” nesta segunda-feira (21).

Segundo a assessoria do candidato, a frase tem como base dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico (Ipardes), do IBGE e do Atlas do Desenvolvimento Humano.

“Ainda que o Paraná tenha melhorado significativamente seus indicadores sociais, tenha um IDH alto e dois municípios com índice muito alto, ainda tem quatro cidades com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) menor que 0,599, ou seja, baixo”, argumentou a assessoria do candidato.

É verdade. Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (que o Ipardes cita como fonte em suas avaliações), quatro dos 399 municípios do Paraná têm IDHM considerado baixo: Doutor Ulysses (0,546), Cerro Azul (0,573), Laranjal (0,585) e Guaraqueçaba (0,587).

No entanto, nenhuma cidade do Paraná tem IDHM inferior a 0,499, considerado muito baixo pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD. Já no Nordeste há 14 municípios com Índices de Desenvolvimento Humano muito baixo. A situação mais grave é a de Fernando Falcão, no Maranhão, que tem IDHM de 0,443.

Visto de outra forma, 230 municípios do Nordeste têm IDHM menor que o de Doutor Ulysses, segundo o PNUD.

Ao todo, 1.113 municípios nordestinos – ou 62% dos 1.794 que compõem a região – têm IDHM baixo ou muito baixo. Como comparação, apenas 1% das cidades paranaenses têm IDHM considerado “baixo”.

Por isso, o Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública, feito no Paraná em parceria com o Livre.jor – considerou exagerada a afirmação do candidato.

Candidato discorda – A assessoria de Ratinho Júnior disse que o candidato discorda que sua afirmação tenha sido exagerada, já que “existem no Paraná município com IDH próximo aos do Nordeste”.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 1439 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná