Pimentel tropeça nos dados e subestima o tempo que levou para entregar títulos de propriedade de terra

Candidato diz que levou três anos para entregar 3.500 títulos, mas número só foi alcançado no quarto ano de gestão

reforma agrária

Eliziane Lara
2 minutos

“Títulos de propriedades de terra: só nesses três primeiros anos distribuímos 3.500, o governo anterior distribuiu 50 títulos”, Fernando Pimentel, governador e candidato à reeleição pelo PT, durante debate realizado pela Rede Bandeirantes no dia 16 de agosto.

O atual governador e candidato à reeleição Fernando Pimentel subestimou o tempo que levou para entregar 3.500 títulos de terra. Enquanto ele afirmou que a quantidade foi alcançada nos três primeiros anos, dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (SEDA) apontam que foram precisos três anos e meio para chegar a esse número. Por isso, o projeto de fact-checking da Pública, o Truco nos estados, classifica a frase como subestimada.

De acordo a pasta, de 2015 a 2017 (período que corresponde aos três primeiros anos de mandato de Pimentel), foram distribuídos 1.999 títulos de propriedade de terra, 57% do que afirmou o candidato.

Ao destacar os três primeiros anos de governo, Pimentel acabou deixando de fora o ano de 2018, que até agora apresentou o maior número de títulos distribuídos: 1.666. Se este ano fosse acrescentado à conta, Pimentel teria distribuído até mais títulos que o que afirmou no debate: de 2015 a julho de 2018, foram 3.614 títulos.

Pimentel também cita o governo anterior, de Antonio Anastasia (PSDB) que foi de 2011 a 2014. Dados da Secretaria mostram que de 2012 a 2014 foram distribuídos 51 títulos, número muito próximo dos 50 citados por Pimentel.

Questionada sobre a ausência dos dados de 2011, a assessoria da SEDA informou que: “os registros de 2011 apontam para emissão de títulos que não são contabilizados como entregues em decorrência da Operação Grilo, deflagrada no mesmo ano pela Polícia Federal, conjunto com o Ministério Público e a Polícia Militar”.

Procurada, a assessoria do candidato não acrescentou nenhuma informação.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais

De acordo com os dados da SEDA, a quantidade de títulos entregues no governo Pimentel é quase 72 vezes maior que a do governo anterior.

A distribuição de títulos de propriedade permite a regularização da posse de terras, por exemplo, de famílias em assentamentos destinados para reforma agrária. Com o título, produtores têm mais facilidade para acessar linhas de crédito e participar de programas com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos