Não é para tanto: Adalclever Lopes exagera ao dizer que sarampo havia sido erradicado

Erradicar uma doença é uma etapa mais avançada que a eliminação — até hoje, apenas a varíola foi erradicada mundialmente.

Saúde

Bruno Fonseca
2 minutos

“O sarampo, doença que estava erradicada no Brasil até 2016, está de volta”, Adalclever Lopes, do MDB, em postagem no seu Instagram oficial em 11 de julho deste ano.

Adalclever Lopes, presidente da Assembleia de Minas Gerais, que oficializou sua candidatura ao governo de Minas, afirmou que o sarampo foi erradicado no Brasil até 2016. Contudo, segundo o Ministério da Saúde, a doença nunca chegou a ser erradicada no país, mas sim eliminada — que é um estágio inferior à erradicação. Por isso, o Truco, da Agência Pública, classificou a afirmação como exagerada.

Segundo o Ministério da Saúde, que adota a classificação da Organização Mundial da Saúde para epidemiologia e controle de enfermidades, uma doença é eliminada quando não são registrados casos localmente em um determinado período de tempo, embora os fatores que as provoquem continuem ativos.

Essa foi a situação do sarampo no Brasil em 2016: o país deixou de registrar casos de contaminação por um ano. O último caso relatado no Brasil na época havia sido no Ceará, em julho de 2015. Com isso, a doença foi considerada eliminada no país. Isso não impede, contudo, que o sarampo possa voltar a ocorrer, como é o caso dos registros atuais.

Segundo o Ministério da Saúde, a imigração é a responsável pelas novas ocorrências de sarampo, já que Estados Unidos, Europa e Venezuela seguem registrando casos da doença. Até o dia 21 de agosto, o órgão confirmou 1.087 casos de sarampo no Amazonas, com 6.693 em investigação. Já em Roraima foram 300 casos da doença e 67 em investigação. Há registros também no Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), São Paulo (2), Pernambuco (2),Pará (2) e Rondônia (1).

Já a erradicação é uma etapa mais avançada, quando se impede a transmissão da doença de uma forma ampla e definitiva — como ocorreu com a varíola. Ao longo de cerca de duas décadas de campanhas de vacinação mundial, a varíola foi declarada erradicada pela Organização Mundial da Saúde em 1980, quando ações coordenadas dos órgãos de saúde foram capazes de eliminar novos casos da doença. Como o vírus da varíola é antropofílico, isto é, depende do ser humano para se reproduzir, ele deixou de circular na natureza. O último caso registrado de varíola foi um acidente laboratorial em 1978.

A varíola seria o único caso recente bem sucedido de erradicação mundial de uma doença infectocontagiosa. Atualmente, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) alerta que o único risco de retorno da doença é caso ela seja utilizada como arma biológica.

Procurada, a assessoria do candidato não respondeu ao Truco.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos