Armando critica superpopulação carcerária de Pernambuco, mas exagera
Luiz Silveira/Agência CNJ
PTB - Armando Monteiro

Armando critica superpopulação carcerária de Pernambuco, mas exagera

Estado tem o maior déficit percentual de vagas prisionais do Brasil: 201,33%. São 28.243 presos (e não 30 mil) disputando o espaço de 9.908 vagas

Debate da Rádio Jornal em Pernambuco Segurança Pública

Raíssa Ebrahim
2 minutos

“(São) 30 mil detentos e, em condições normais, só teríamos condições de oferecer 10 mil vagas” – Armando Monteiro em debate na Rádio Jornal, no dia 28 de agosto

O problema da superpopulação carcerária de Pernambuco foi um dos temas do primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado, nesta terça (28) na Rádio Jornal. Questionado sobre o que fará, caso eleito, o candidato Armando Monteiro (PTB) exagerou ao falar dos dados.

Ao todo, 28.243 presos (e não 30 mil) disputam espaço em 84 estabelecimentos prisionais, que, juntos, só deveriam manter 9.908 pessoas.

A metodologia do Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública, que em Pernambuco tem parceria com a Marco Zero Conteúdo – adota uma margem de arredondamento de até 5% de variação porcentual. Nesse caso, a variação foi de 6,2%. O selo atribuído é, portanto, “Exagerado”.

O que não significa, claro, que o problema é menos grave.  Na verdade, o Estado tem o maior déficit percentual de vagas prisionais do Brasil.

Os números usados por Armando, segundo a assessoria de imprensa – que destacou o arredondamento do candidato -, são do sistema Geopresídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reúne um panorama das principais unidades prisionais do Brasil. Essas informações são atualizadas mensalmente.

Como aponta o Geopresídios, Pernambuco tem atualmente o maior déficit percentual de vagas prisionais do Brasil: 201,33% – em números absolutos, é déficit de 19.948 vagas. O segundo pior resultado é de Roraima: 134,05%. Depois vem o Distrito Federal: 116,12%.

Confira o ranking completo:

Candidato discorda

Sobre a escolha do selo “Exagerado”, a assessoria de Armando Monteiro respondeu: “Nós discordamos do critério metodológico do arredondamento, mas achamos importante o mecanismo de checagem de dados e acreditamos que esse é um dos caminhos para o aperfeiçoamento do processo eleitoral”.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 1844 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 13 ) ) )
Desemprego no Brasil cresceu quando Armando era ministro, mas não foi o maior da história
Paulo Câmara - PSB
Desemprego no Brasil cresceu quando Armando era ministro, mas não foi o maior da história

Candidato do PTB comandou a pasta da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre janeiro de 2015 e maio de 2016, durante o governo de Dilma Rousseff

Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco
Danielle Portela - PSOL
Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco

A candidata do PSOL criticou o governo por não pagar o valor mínimo previsto de R$ 2.455,35 a todos os professores do estado, mas não levou em conta a questão contratual

Armando usa dado correto ao falar do cenário fiscal de Pernambuco
Armando Monteiro - PTB
Armando usa dado correto ao falar do cenário fiscal de Pernambuco

O estado deixou R$ 1,5 bilhão de restos a pagar em 2017, 23,5% a mais que em 2016

PE Candidatos - Pernambuco