Márcio França acerta: SP tem mais hospitais que outros estados do país
Kelly Fuzaro/Band
PSB - Márcio França

Márcio França acerta: SP tem mais hospitais que outros estados do país

Governo paulista administra 101 unidades, superando Minas Gerais e Bahia

Hospital Saúde

Jessica Mota
2 minutos

“São Paulo tem 100 hospitais. Não é brincadeira. Tem mais hospital em São Paulo que no Brasil todo.” – Márcio França (PSB), no debate da TV Bandeirantes.

O candidato Márcio França (PSB), atual governador de São Paulo e candidato à reeleição, afirmou no debate promovido pela TV Bandeirantes que o estado tem 100 hospitais e reúne mais unidades hospitalares que no Brasil todo. O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública, que analisa a disputa eleitoral em sete unidades da Federação – verificou a frase e concluiu que é verdadeira.

A assessoria de imprensa do candidato afirmou que ele se referiu apenas à quantidade de unidades geridas pelo estado, comparando esse total com o de cada uma das outras unidades da Federação – e não com o total de unidades estaduais somadas, como se poderia depreender da frase.

A secretaria de saúde de São Paulo, fonte indicada pela campanha de França, informa que atualmente existem 101 hospitais estaduais, o que se aproxima bastante da afirmação do político. Além disso, São Paulo também tem mais hospitais que Minas Gerais e Bahia, respectivamente o segundo e o terceiro estados que mais têm hospitais públicos e privados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde – e que, por isso, são utilizados aqui para comparação.

Minas Gerais possui 23 hospitais estaduais, de acordo com informações divulgadas pela Fundação Hospitalar do estado de Minas Gerais. Já a Bahia possui 59 hospitais estaduais, de acordo com a Secretaria de Saúde local – entre hospitais, maternidades, centros de referência e prontos-socorros.

O número de hospitais geridos pelo estado de São Paulo representa, aproximadamente, 9% do total de hospitais que existiam na região em 2017.

Hospitais públicos e privados, por estado

Naquele ano, o Ministério da Saúde contabilizou um total de 1.127 hospitais públicos e privados em São Paulo, entre hospitais especializados, hospitais gerais, hospitais dia/isolados, prontos socorros especializados, prontos-socorros gerais e unidades mistas.

Mesmo somando todo tipo de hospital, São Paulo tem mais hospitais que qualquer outro estado no país. Minas abriga 702 hospitais, de acordo com os dados de 2017, e a Bahia, 679. A soma dos hospitais existentes no Brasil todo é de 7.514, como aponta o Ministério da Saúde.

A maior parte dos hospitais no Brasil é pública (41,14%). Em seguida vêm os hospitais privados com fins lucrativos (33,78%) e os hospitais privados sem fins lucrativos (25,09%).

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 1892 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 15 ) ) )
Márcio França exagera desconto em pedágios
Márcio França - PSB
Márcio França exagera desconto em pedágios

Governador afirmou que a tarifa diminuiu até 25% com novas concessões, mas na verdade o porcentual chega a 20%

Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito
João Doria - PSDB
Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito

Durante os 15 meses em que administrou a cidade de São Paulo foram criadas cerca de 25 mil vagas, não 42 mil

França erra taxa atual de crescimento da economia paulista
Márcio França - PSB
França erra taxa atual de crescimento da economia paulista

Produto Interno Bruto do estado não evolui 6% ao ano, como afirmou o governador

SP Candidatos - São Paulo