Ivan Bernardo erra ao dizer que governo Richa não criou Delegacias da Mulher

Foram criadas seis Delegacias das Mulher desde 2011, ano em que o ex-governador assumiu o Palácio Iguaçu.

Polícia Violência contra a mulher

Camila Abrão
2 minutos

O governo Beto Richa [PSDB] não fez delegacia da mulher“, disse Ivan Bernardo, do PSTU, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, no último dia 24 de agosto.

O Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor, procurou o governo do Estado, que desmentiu a declaração do candidato do PSTU.

Segundo relação apresentada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), foram criadas seis delegacias destinadas ao atendimento de mulheres durante a gestão de Beto Richa, que esteve à frente da administração de janeiro de 2011 a abril deste ano.

A Coordenadoria das Delegacias da Mulher foi criada em 2013 para padronizar os serviços de atendimento. Entre 2011 e 2016, foram criadas delegacias da mulher na região norte do estado nas cidades de Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho, em Francisco Beltrão no sudoeste, União da Vitória localizada no sudeste e em Cianorte no noroeste do Paraná. Portanto a afirmação de Ivan Bernardo foi considerada falsa.

Delegacias da Mulher – Atualmente, há 20 delegacias da mulher no Paraná (confira aqui a relação completa, com os telefones das unidades).

A Delegacia da Mulher investiga casos de feminicídio, lesão corporal, perigo de contágio venéreo, calúnia, difamação, injúria, constrangimento ilegal, ameaça, sequestro e cárcere privado, redução à condição análoga a de escrava, vias de fato, violação de domicílio, dano, assédio sexual, estupro, violação sexual mediante fraude, estupro de vulnerável, desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito (quando configurar, exclusivamente, quebra de medida protetiva de urgência determinada pelo Juízo), importunação ofensiva ao pudor e perturbação da tranquilidade.

Feminicídios no Paraná – Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018, dos 221.238 casos de violência doméstica — lesão corporal dolosa ocorridos no Brasil em 2017, 12.854 (quase 6% do total) foram registrados no Paraná. Segundo o levantamento, houve 21 feminicídios no estado em 2017; outras 180 mortes de mulheres foram registradas como homicídios.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 2422 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná