Lóssio tem razão: Suape não atrai produtores de frutas do Sertão de Pernambuco

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, a maior parte das exportações de mangas e uvas produzidas em Petrolina é feita através dos portos de Salvador e de Pecém, no Ceará

Sabatina do Programa Fora da Curva Infraestrutura

Raíssa Ebrahim
3 minutos

“As mangas e uvas de Petrolina estão sendo exportadas pelo porto da Bahia” – sabatina Fora da Curva, na Rádio Universitária 99.9 FM, em 12 de setembro

Ao falar sobre o Porto de Suape, no Litoral de Pernambuco, o candidato da Rede ao governo do estado, Júlio Lóssio, destacou corretamente que mangas e uvas produzidas em Petrolina – maior cidade do polo de fruticultura irrigada – são exportadas através do Porto de Salvador. Além dele, o Porto de Pecém, no Ceará, também se destaca como ponto de saída portuária de um grande volume dessas frutas.

Em 2017, dado mais atualizado, 23,76% das mangas de Pernambuco e 62,66% das uvas pernambucanas saíram do Brasil através do Porto de Salvador. No Porto de Pecém, esse percentual foi de 21% (mangas) e 11,33% (uvas). Já o Porto de Suape foi responsável, no mesmo período, por apenas 0,03% e 2,97%, respectivamente.

Nossa checagem baseou-se nos números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). A assessoria de imprensa de Lóssio não respondeu ao pedido de informação sobre a fonte da informação dita pelo candidato na rádio.

Portanto, o Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública, que em Pernambuco tem parceria com a Marco Zero Conteúdo – atribuiu o selo “Verdadeiro” à frase do ex-prefeito de Petrolina.

Confira as exportações através dos portos:

 

Nos últimos anos, Suape deixou de dar atenção às frutas e os exportadores começaram e encontrar dificuldades, sobretudo pela falta de linhas de embarcações para os destinos finais. Os principais países compradores das mangas do polo de fruticultura irrigada do estado são Holanda, Estados Unidos e Espanha. De uvas, Holanda, Reino Unido e Alemanha. Como são produtos perecíveis, os produtores passaram a buscar outros portos.
Confira o histórico da participação de Suape de 2010 a 2017:

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 2469 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 13 ) ) )
Desemprego no Brasil cresceu quando Armando era ministro, mas não foi o maior da história
Paulo Câmara - PSB
Desemprego no Brasil cresceu quando Armando era ministro, mas não foi o maior da história

Candidato do PTB comandou a pasta da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre janeiro de 2015 e maio de 2016, durante o governo de Dilma Rousseff

Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco
Danielle Portela - PSOL
Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco

A candidata do PSOL criticou o governo por não pagar o valor mínimo previsto de R$ 2.455,35 a todos os professores do estado, mas não levou em conta a questão contratual

Armando usa dado correto ao falar do cenário fiscal de Pernambuco
Armando Monteiro - PTB
Armando usa dado correto ao falar do cenário fiscal de Pernambuco

O estado deixou R$ 1,5 bilhão de restos a pagar em 2017, 23,5% a mais que em 2016

PE Candidatos - Pernambuco