Mares Guia acerta total de desempregados no estado e quantos jovens estão sem trabalhar

Segundo dados do IBGE, a maior parte dos desempregados em Minas têm entre 18 e 24 anos

Crise econômica desemprego

Filipe Motta
2 minutos

“[Temos] Um desemprego de 1,2 milhão de pessoas, 400 mil jovens [em Minas Gerais]”, João Batista Mares Guia (Rede), em entrevista à TV Record, no dia 29 de agosto

O candidato ao governo de Minas pela Rede, João Batista do Mares Guia fez um balanço do número desempregados no estado em entrevista ao repórter Eduardo Costa, na TV Record.

O Truco nos Estados – serviço de checagem de informações da Agência Pública – apurou os dados sobre desocupação em Minas Gerais e observou que as informações apresentadas pelo candidato da Rede ao governo do estado são verdadeiras.

A legislação brasileira considera jovem a população de 15 a 29 anos. No entanto, o recorte amostral estabelecido pelo IBGE não segue esses parâmetros.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), no segundo trimestre 2018 Minas Gerais tinha 1,2 milhão de desocupados, dos quais 404 mil estavam entre 18 e 24 anos. Com 33,2% do total, esse é o maior segmento etário de desocupados no estado, seguidos dos 30,3% no segmento de 25 a 39 anos, 23,6% na população de 40 a 59 anos, e de 10,1% entre adolescentes de 14 a 17 anos. Dentre pessoas com mais de 60 anos, a taxa de desocupados era de 2,8%.

Especificamente na região metropolitana de Belo Horizonte, a taxa é muito próxima ao total do estado, com 32,1% de desocupação na população de 18 a 24 anos.

As estatísticas de Minas são parecidas com os dados nacionais. No Brasil, 4,1 milhões de jovens de 18 a 14 anos encontravam-se desocupados no período da pesquisa, correspondendo a 32% do total, ficando um pouco atrás da população de 25 a 39 anos, onde a taxa de desocupação era de 34,6%.

Já em comparação com os trimestres anteriores, a taxa de desocupação dentre os jovens mineiros tem se mostrado persistente no último ano. Ela era de 33,7% no primeiro trimestre de 2018, de 34,1% no 4º trimestre de 2017 e de 33,7% no terceiro trimestre de 2017.

E com relação à força de trabalho total do estado, além dos 1,2 milhões de desocupados, Minas registrava 406 mil desalentados no segundo trimestre. Essa é a parcela da população que, apesar de terem condições de trabalhar, desistiram de procurar emprego dada a situação do país.

Procurada, a assessoria do candidato não acrescentou mais comentários à checagem.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos