Mesmo entre os maiores, Pará não lidera produção de energia

As hidrelétricas de Belo Monte e Tucuruí colocam o Pará na segunda posição em produção, atrás do estado de São Paulo.

Debate na Universidade Estadual do Pará Energia

Moisés Sarraf, Guilherme Guerreiro Neto
2 minutos

“O Pará está sendo o maior produtor de energia”, Paulo Rocha (PT), no debate organizado pelo Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Pará (Sinduepa), no dia 3 de setembro.

O Pará, de fato, é um dos maiores produtores de energia elétrica do Brasil, mas não ocupa a liderança, como afirmou o candidato. A capacidade estadual aumentou nos últimos anos, deixando o Pará em segundo lugar no ranking da geração de energia, atrás de São Paulo, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Paulo Rocha (PT) foi um dos três candidatos a participar do primeiro debate da corrida eleitoral paraense (Foto: Aguinaldo Cabano).

Em 2016, o Pará foi a quarta maior capacidade instalada de geração de energia no Brasil, com 11.269 MW, segundo o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2017, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O estado abriga atualmente as hidrelétricas de Belo Monte (com capacidade de 11.233 MW) e a de Tucuruí (capacidade de 8.370 MW), que ficam atrás apenas da hidrelétrica de Itaipu (com capacidade de 14.000 MW). O maior produtor foi o estado do Paraná, gerando 17.758 MW.

Já segundo balanço atualizado no dia 12 de setembro de 2018, o estado alcançou uma produção de 17.441,8 MW, contribuindo em 10,89% da geração nacional. Segundo colocado no levantamento nacional, o Pará está atrás apenas do estado de São Paulo, que possui capacidade de 23.302 MW, cerca de 14,55% do que o Brasil produz. Os dados são do Banco de Informações de Geração (BIG) da Aneel.

Procurada sobre a fonte da informação, a assessoria de imprensa de Paulo Rocha encaminhou matéria publicada na página do Facebook do candidato no dia 8 de agosto. O texto afirma que o Pará é “um dos maiores produtores de energia do Brasil”, mas não cita a liderança do estado, nem aponta dados que embasem a declaração. Assim, o Truco nos Estados projeto de checagem de fatos da Agência Pública que no Pará é realizado em parceria com o Portal Outros400 atribui o selo ‘falso’ ao mencionado pelo candidato petista. O candidato do PT também subestimou a arrecadação de impostos sobre consumo de energia no mesmo debate, confira na outra checagem do Truco.

Temer não fechou a base flutuante em Óbidos e a Polícia Federal ainda atua no município
Márcio Miranda - DEM
Temer não fechou a base flutuante em Óbidos e a Polícia Federal ainda atua no município

Entreposto logístico na região amazônica, Óbidos teve a atuação da PF reduzida com o fechamento da base flutuante de Candiru. Ainda assim, a polícia possui contingente no município.

Falso, Helder: não houve impedimento ambiental para içar navio naufragado em Barcarena
Helder Barbalho - MDB
Falso, Helder: não houve impedimento ambiental para içar navio naufragado em Barcarena

Navio Haidar que naugrafou com quase 5 mil bois aguarda andamento da licitação para ser retirado do fundo do rio Pará, no porto de Vila do Conde

Márcio Miranda diz que até 3 mil caminhões cruzam Belém diariamente, mas órgãos de trânsito não confirmam o dado
Márcio Miranda - DEM
Márcio Miranda diz que até 3 mil caminhões cruzam Belém diariamente, mas órgãos de trânsito não confirmam o dado

Em entrevista à rádio Unama FM, o candidato usou a circulação de caminhões na capital paraense para justificar a implantação de um projeto logístico na cidade

PA Candidatos - Pará