Partidos empacam e cumprem só o mínimo da cota para mulheres no Paraná

Do total de 1,2 mil candidaturas no estado, apenas 391 são de mulheres, o que corresponde a menos de um terço dos candidatos no Paraná

Desigualdade Política

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“Se você pegar o protagonismo das mulheres na nossa chapa, é maior que qualquer outra”, alegou o candidato do PSD, Ratinho Júnior, durante sabatina no jornal Gazeta do Povo nesta quarta-feira (12).

O mínimo é o teto. Este é o cenário das eleições no Paraná no tocante à participação das mulheres nas candidaturas, quase dez anos depois da alteração da Lei das Eleições para garantia mínima de 30% de mulheres nas chapas. No quadro geral, das 1.277 candidaturas apresentadas no estado, 391 são de mulheres. O quanto isso dá em termos percentuais? 30,6%.

A chapa de Ratinho Júnior atende ao mínimo exigido pela Lei das Eleições. Mas nem em termos percentuais, nem em números absolutos a chapa de mulheres associadas à candidatura dele é maior que as de outras coligações. Por isso o Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor, considerou errada a afirmação.

De 73 candidatos da coligação PSD/PSC para a Assembleia Legislativa, 22 são mulheres (30,14%). Em termos percentuais, a coligação é a 12ª em participação feminina em uma lista com 15 partidos e coligações. Em números absolutos entre os candidatos a deputado estadual, a coligação do candidato também não está na liderança, ficando como quinto na lista.

Nas candidaturas à Câmara Federal, o cenário é parecido. Com 31,11%, a coligação de Ratinho Júnior, desta vez formada por PSD/PSC/PR/PPS/PODE, ocupa o quinto lugar na lista de doze partidos e coligações com maior percentual de candidatas.

Dos 45 concorrentes às vagas de deputado federal da coligação, 14 são mulheres. Já em termos absolutos, a coligação alcança a segunda posição na lista, ficando atrás da coligação do candidato do MDB, João Arruda, com 18 mulheres em um total de 59 candidatos à câmara.

Candidato discorda – Em nota da assessoria da campanha de Ratinho Júnior, argumenta-se que a afirmação diz respeito não só às mulheres candidatas. “A coligação Paraná Inovador tem o maior protagonismo de mulheres não exclusivamente em números de candidatas. A participação ativa do público feminino nos grupos de segmentação e também na fase final de elaboração do Plano de Governo é o que nos dá essa certeza”, defendem.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 2489 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná