Desemprego no Brasil cresceu quando Armando era ministro, mas não foi o maior da história

Candidato do PTB comandou a pasta da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre janeiro de 2015 e maio de 2016, durante o governo de Dilma Rousseff

desemprego

Raíssa Ebrahim, Helena Dias
2 minutos

“O maior desemprego […] que o Brasil teve foi quando você foi ministro (Armando)” – Paulo Câmara (PSB), em debate da Globo, dia 2 de outubro

Durante o debate da TV Globo, o governador Paulo Câmara (PSB) atacou o principal adversário, Armando Monteiro (PTB), acusando-o de “ministro do desemprego”. O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública, feito em Pernambuco em parceria com a Marco Zero Conteúdo – checou a frase do candidato e atribuiu o selo “Falso”.

A fonte da informação foi solicitada à assessoria de imprensa, que afirmou não se posicionar sobre o Truco desde o início da campanha eleitoral.  Então, ao buscar os dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chegamos à conclusão de que a afirmação é falsa.

A taxa de desocupação, com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), cresceu quando o senador Armando estava à frente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre janeiro de 2015 e maio de 2016. Mas não foram as maiores taxas do Brasil. Em períodos seguintes, a desocupação aumentou. No primeiro ano de Armando no ministério, a taxa de fechou em 8%, subindo para 11% no ano seguinte, quando ele deixou a pasta. Em 2017, porém, o índice chegou aos 12%.

Tanto a série anual quanto a série mensal mostram isso. A série histórica da Pnad é de 2012 em diante, pois foi quando a pesquisa começou.  

Confira o gráfico (em laranja, os anos que compreendem a época em que Armando era ministro do governo Dilma):

!function(e,t,n,s){var i=”InfogramEmbeds”,o=e.getElementsByTagName(t)[0],d=/^http:/.test(e.location)?”http:”:”https:”;if(/^\/{2}/.test(s)&&(s=d+s),window[i]&&window[i].initialized)window[i].process&&window[i].process();else if(!e.getElementById(n)){var a=e.createElement(t);a.async=1,a.id=n,a.src=s,o.parentNode.insertBefore(a,o)}}(document,”script”,”infogram-async”,”https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js”);

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 3440 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 158 ) ) )
Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco
Danielle Portela - PSOL
Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco

A candidata do PSOL criticou o governo por não pagar o valor mínimo previsto de R$ 2.455,35 a todos os professores do estado, mas não levou em conta a questão contratual

Armando usa dado correto ao falar do cenário fiscal de Pernambuco
Armando Monteiro - PTB
Armando usa dado correto ao falar do cenário fiscal de Pernambuco

O estado deixou R$ 1,5 bilhão de restos a pagar em 2017, 23,5% a mais que em 2016

Peso do IPVA para “cinquentinhas” varia de acordo com o valor da motocicleta
Paulo Câmara - PSB
Peso do IPVA para “cinquentinhas” varia de acordo com o valor da motocicleta

Faltam dados que mostrem qual a média de imposto pago pelos proprietários de motos de 50 cilindradas no estado

PE Candidatos - Pernambuco