Márcio França exagera número de alunos em universidades públicas de SP
Cecília Bastos/USP imagens
PSB - Márcio França

Márcio França exagera número de alunos em universidades públicas de SP

Candidato afirmou que o estado possui mais de 400 mil estudantes nessas instituições, mas quantidade é menor

educação

Caroline Ferrari
1 minutos

“São Paulo tem mais de 400 mil alunos no ensino universitário público gratuito.” – Márcio França (PSB), no debate da Rede Bandeirantes.

Durante o debate realizado pela Rede Bandeirantes, o atual governador de São Paulo e candidato à reeleição, Márcio França (PSB), falou sobre a manutenção das universidades públicas. O candidato afirmou que o estado de São Paulo possui mais de 400 mil alunos matriculados nessas instituições. O Truco nos Estados – projeto de checagem de informações da Agência Pública – verificou a afirmação do candidato e classificou a frase como exagerada.

A assessoria de comunicação de Márcio França não enviou a fonte do dado citado na frase. De acordo com as informações da última edição do Censo da Educação Superior (2017), elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estado de São Paulo possui 307.160 alunos matriculados em universidades públicas – número 23,2% inferior aos 400 mil mencionados por França.

Segundo o Censo, em 2017 o estado de São Paulo possuía 52.343 alunos matriculados em universidades federais, 208.508 alunos nas universidades estaduais e 46.309 em universidades municipais.

A região Sudeste possui 740.661 alunos matriculados em universidades públicas. São Paulo é o estado brasileiro que possui o maior número de estudantes matriculados em instituições desse tipo, seguido por Minas Gerais (209.315), Rio de Janeiro (192.352), Paraná (139.958) e Bahia (111.239).

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 3665 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 15 ) ) )
Márcio França exagera desconto em pedágios
Márcio França - PSB
Márcio França exagera desconto em pedágios

Governador afirmou que a tarifa diminuiu até 25% com novas concessões, mas na verdade o porcentual chega a 20%

Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito
João Doria - PSDB
Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito

Durante os 15 meses em que administrou a cidade de São Paulo foram criadas cerca de 25 mil vagas, não 42 mil

França erra taxa atual de crescimento da economia paulista
Márcio França - PSB
França erra taxa atual de crescimento da economia paulista

Produto Interno Bruto do estado não evolui 6% ao ano, como afirmou o governador

SP Candidatos - São Paulo