Apesar de terem 0,013% da população brasileira, os Yanomami tiveram 7% das mortes por desnutrição infantil entre 2019 e 2020.

Dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) obtidos pela Agência Pública mostram que 24 crianças Yanomami com menos de 5 anos morreram por desnutrição nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro.

Foto de Emily Costa/Amazônia Real

Os números podem ser ainda maiores, já que não há cobertura integral de saúde na região e existe a presença de povos isolados no território Yanomami.

Foto: Agência Saúde

O número é ainda mais gritante quando se olha proporcionalmente. Entre 2019 e 2020, 352 crianças brasileiras menores de 5 anos morreram tendo como causa principal a desnutrição, segundo dados disponíveis no DataSUS.

Foto: Adriano Machado

Isso significa que aproximadamente 7% dos óbitos com esses critérios no país ocorreram no território Yanomami, que possui apenas 0,013% da população do país.

FOTO: Buda Mendes/Getty Image

“A sociedade tem que entender que essas crianças são doentes porque não há uma atenção à saúde para as comunidades. É um descaso com a saúde, é muito precária”, afirma Júnior Hekurari, presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Yek’wana.

O principal fator que explica o quadro é a ausência estatal na Terra Indígena Yanomami.

Segundo dados do projeto Amazônia Minada, que monitora requerimentos de mineração em áreas protegidas da região, pouco mais de um terço (34,3%) do território Yanomami está coberto por requerimentos para extração mineraluma área superior à da Bélgica.

Segundo o pesquisador da Fiocruz Paulo Basta, muitos dos casos de desnutrição infantil na TI Yanomami estão associados a episódios recorrentes de malária entre as crianças, o que gera queda no estado nutricional de difícil reversão.

Crédito: Ibama-RR

Contaminados repetidamente pela malária, pelo mercúrio e também por outras doenças, os pais e as mães Yanomami ficam muitas vezes impossibilitados de caçar, semear seus roçados ou de coletar alimentos.

Foto: SUS Conecta

Foto: Centro de Documentação Indígena/Divulgação

Leia também: Indígenas Yanomami que vivem em isolamento voluntário estão em risco por contato forçado do garimpo ilegal.