Com base em documentos vazados pelo WikiLeaks em agosto de 2021, reportagem da Agência Pública mostra quem financia as organizações ultraconservadoras de extrema direita HazteOir e CitizenGo.

   

As duas têm como fundador o espanhol Ignacio Arsuaga, mas a primeira tem atuação local e a segunda tem escritórios e associados em todo o mundo, inclusive no Brasil.

A investigação da Pública encontrou mais de 200 nomes de brasileiros entre os associados.

Foto - Alba Vigaray

Estudo feito por Neil Datta, pesquisador e secretário do Fórum Parlamentar Europeu para os Direitos Sexuais e Reprodutivos, revela quais são os principais grupos antidireitos no mundo, como eles se mantêm e quais são suas principais fontes de financiamento.

Ele falou sobre o tema em entrevista para a Pública.

A primeira parte de seu relatório olha para 54 financiadores antigênero na Europa, vindos dos Estados Unidos, da Rússia e da União Europeia.

Juntos, de 2009 a 2018 eles teriam gastado mais de US$ 707 milhões com organizações e ações antidireitos reprodutivos e LGBTIQ+.

Vídeo de cottonbro no Pexels

Entre as organizações mais influentes no mundo está a TFP (Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade), fundada no Brasil na década de 1960 por Plínio Corrêa de Oliveira.

Entre as fontes de financiamento estariam organizações evangélicas americanas, famílias aristocratas europeias, oligarcas russos ligados ao Kremlin, dinheiro vindo de lavagem de dinheiro de políticos corruptos e doações de pessoas fisgadas em petições online.

''O vazamento é muito importante porque mostra a vasta rede de organizações ultraconservadoras antidireitos humanos, como estão interconectadas e como ameaçam a democracia e os direitos em muitos países. E a gente também descobre que existe um certo número de epicentros, especialmente da CitizenGO.''- Neil Datta

Através das mídias sociais esses grupos conseguem divulgar sua mensagem de uma maneira incontrolável, invisível para o mainstream.

imagem de Monstera no Pexels

-  Neil Datta

Muitas dessas organizações são capazes de receber dinheiro estatal por meio de programas para juventude, aconselhamento de mulheres grávidas. E algumas delas desenvolveram seus próprios partidos políticos e são financiadas pelo Estado.

-  Neil Datta

Em alguns países, a democracia erodiu de tal maneira que agora organizações estão recebendo fundos do governo para apoiar narrativas antigênero e antidemocracia.

-  Neil Datta

Leia a entrevista na íntegra e entenda como funciona quem financia os ultraconservadores antidireitos.

Foto: José Cruz