Agência Pública

Microbolsas Criança e Água: última semana para se inscrever!

Por

 

Banho na Viela. Jardim Ibirapuera, Zona Sul/SP. Foto: Joseh Sillva
Banho na Viela. Jardim Ibirapuera, Zona Sul/SP. Foto: Joseh Sillva

Atenção repórteres independentes de todo o Brasil: falta uma semana para acabar o prazo de inscrições do Concurso de Microbolsas para Reportagens sobre Criança e Água! Os interessados têm até o dia 15 de maio (próxima sexta-feira) para fazer a inscrição através do formulário https://goo.gl/Xsp1yl

As pautas propostas devem abordar o tema “Criança e Água” e expor histórias de como as crianças vem sendo afetadas pela crise hídrica. Temas como enchentes, falta de saneamento básico e má qualidade também devem ser contemplados. No formulário de inscrição, os repórteres precisam detalhar a pauta que pretendem investigar, além de contar o que já apuraram sobre o assunto. Os cinco repórteres vencedores recebem uma bolsa de R$ 5 mil para realizar a reportagem.

Segundo a Constituição Federal, as crianças devem ser prioridade absoluta da nação e as primeiras a serem atendidas pelas políticas públicas. No entanto, em meio a uma das maiores secas da história, milhares de crianças têm sido prejudicadas pela crise de abastecimento de água que afeta diversas regiões do país.

O resultado do concurso será divulgado no dia 21 de maio, aqui no nosso site. Em seguida, os repórteres vencedores começam a se reunir com as diretoras da Pública, que vão editar e acompanhar toda a edição da reportagem.   

Microbolsas

Desde 2011 a Agência Pública promove concursos de microbolsas para repórteres independentes. O projeto tem como objetivo fomentar o jornalismo independente e investigativo no país, apoiando repórteres que nem sempre encontram espaço nas redações para reportagens aprofundadas. Ao todo, as quatro edições anteriores distribuíram 68 mil reais em microbolsas e financiaram 16 reportagens.

Três reportagens realizadas através do projeto foram premiadas: “Severinas”, minidocumentário de Eliza Capai foi finalista do Prêmio Gabriel Garcia Marques 2014; “Cadeias Indígenas na Ditadura”, reportagem de André Campos, foi finalista do Prêmio Iberoamericano de Periodismo 2014; e “Jovens negros na mira de grupos de Extermínio na Bahia”, de Lena Azevedo), recebeu uma menção honrosa no Prêmio Abdias do Nascimento 2013.

Este ano estamos fazendo a quinta edição do concurso, em parecia com Prioridade Absoluta, um projeto do Instituto Alana criado para dar visibilidade e contribuir para a eficácia do artigo 227 da Constituição Federal, que coloca as crianças em primeiro lugar nos planos e preocupações da nação.

Inscreva-se já!

Leia mais: Regulamento 

Leia mais: Perguntas frequentes

Sair da versão mobile