Agência Pública

Graciela Selaimen e Ronilso Pacheco passam a integrar o conselho consultivo da Pública

Por

Neste mês, a Agência Pública renova seu conselho consultivo, formado por dez renomados jornalistas e profissionais do terceiro setor que se reúnem duas vezes por ano para discutir sobre jornalismo no Brasil, analisar a situação política do país e trazer novas ideias sobre temas que a Pública deve abordar.

Agora, passam a fazer parte do conselho Graciela Selaimen, cujo trabalho tem contribuído para fortalecer o campo do jornalismo investigativo independente no Brasil; e também Ronilso Pacheco, teólogo que atua como pastor auxiliar na Comunidade Batista em São Gonçalo (RJ). Eles ocupam os postos deixados por Ana Toni e Eliane Brum.

Graciela e Ronilso vão se juntar ao grupo atualmente composto por Cecília Olliveira, Dorrit Harazim, Eugênio Bucci, Fabiana Moraes, Jan Rocha, Paula Cesarino Costa, Ricardo Kotscho e Rosental Calmon Alves.

Quem são os novos conselheiros

Graciela Selaimen é mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como Diretora de Programas da Fundação Ford, Graciela desenvolveu estratégias e programas nas áreas de Tecnologia e Sociedade, Criatividade e Liberdade de Expressão e Engajamento Cívico e Governança, transversais às perspectivas de gênero e raça. Seu trabalho tem contribuído para consolidar o campo dos direitos digitais no Brasil e fortalecer o ecossistema do jornalismo investigativo independente. Foi uma das fundadoras e coordenadora do Instituto Nupef e editora da revista poliTICs, primeira publicação dedicada a política e direitos digitais no Brasil. Atualmente é Lead de América Latina na organização IRIS e membro do Conselho Diretor da Oxfam Brasil. 

Ronilso Pacheco é graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e atua como pastor auxiliar na Comunidade Batista em São Gonçalo (RJ). Ativista, escritor, pesquisador e teólogo, atualmente é mestrando no Union Theological Seminary, da Columbia University, em Nova Iorque. É Fellow da Ford Foundation Global Fellowship e autor de diversos livros sobre teologia negra, religião e sociedade.

Sair da versão mobile