Agência Pública

Na manhã do 7 de setembro, críticas a Bolsonaro dominam trending topics no Twitter

Por ,

A manhã do 7 de setembro começou com revés para Jair Bolsonaro no Twitter: dentre as 10 hashtags que estiveram nos trending topics na plataforma até as 11h, três eram de oposição ao presidente e nenhuma favorável. E mais: a principal dentre elas era de apoio explícito ao principal rival de Bolsonaro nas eleições, Lula.

A expressão “Com Lula Pelo Brasil” passou de 40 mil tweets na manhã desta quarta. Foi liderada pelo Tesoureiros, perfil de oposição com tom humorístico. A conta subiu a tag antes dos eventos começarem, o que deu mais visibilidade para os tweets. Apenas um tweet do perfil teve mais de 1,3 mil compartilhamentos, foi o mais compartilhado.

O próprio ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva utilizou a expressão em seu perfil. Segundo a Agência Pública apurou, um tweet da conta oficial de Lula foi o terceiro tweet mais compartilhado a usar a expressão, com mais de 1,1 mil compartilhamentos.

Além da expressão “Com Lula pelo Brasil”, a hashtag #BolsonaroMente e a expressão “Jair é desordem e regresso” estiveram no topo no Twitter na manhã desta quarta.

A estratégia da oposição foi começar cedo: compartilhar críticas ao presidente desde o início da manhã, antes mesmo do início do desfile oficial da Independência em Brasília. O conteúdo do perfil Tesoureiros foi compartilhado às 6h40.

A exemplo do Tesoureiros, o perfil Desmentindo Bolsonaro — também de oposição ao presidente — puxou a expressão “Jair é desordem e regresso” na noite do dia 6, com um vídeo compilando momentos apontados como prejudiciais de Bolsonaro durante seu mandato, como por exemplo ele imitando doentes de COVID-19 sem ar. O vídeo ironizava com o chamado “Assista essa linda mensagem do presidente Bolsonaro pro 7 de Setembro”.

Trending Topics no Twitter às 11h 

1 — #7desetembro — 30,4 mil Tweets

2 — COM LULA PELO BRASIL — 40 mil Tweets

3 — Independência — 192 mil Tweets

4 — Tuchel— 68,6 mil Tweets

5 — #TVBrasilno7 — 2.165 Tweets

6 — Viva o Brasil — 10,1 mil Tweets

7 — #BolsonaroMente — 4.985 Tweets

8 — Dom Pedro — 9.634 Tweets

9 — JAIR É DESORDEM E REGRESSO — 11,5 mil Tweets

10 — Brasília — 189 mil Tweets

Hashtag #7desetembro mistura elogios e críticas a Bolsonaro

Depois das 10h, a expressão “Com Lula pelo Brasil” perdeu o posto de 1ª no trending e foi ultrapassada pela hashtag #7desetembro. Contudo, segundo a Pública apurou, a hashtag reúne tanto conteúdos a favor, como contrários a Bolsonaro. A estratégia de “capturar” hashtags em alta para direcionar o debate para um lado, comum em ações ativistas, é chamada de Hashtag Hijacking, ou sequestro de hashtags.

Dentre os conteúdos mais populares estavam postagens de perfis bolsonaristas, como o “Te Atualizei” e do ministro das Comunicações Fábio Faria, mas também do candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) e de veículos jornalistas que cobriram o Grito dos Excluídos, manifestações populares organizadas por movimentos sociais.

Sair da versão mobile