O que é?

O Truco é o projeto de fact-checking da Agência Pública.

Verificamos falas, correntes e informações em circulação na internet ou em redes sociais para saber se são verdadeiras ou não. Nosso objetivo é aprimorar o discurso público e a democracia, tornando políticos e personalidades públicas mais responsáveis por suas declarações. A preocupação permanente do Truco é analisar diferentes discursos e pontos de vista, sem qualquer distinção partidária ou ideológica.

Conheça a nossa equipe e a nossa política de financiamento. O trabalho de fact-checking do Truco é uma das modalidades de jornalismo investigativo produzidas pela Redação da Agência Pública. O Truco nos Estados é bancado pela Agência Pública com recursos dos seus financiadores institucionais: a Ford Foundation e a Oak Foundation.

O Truco integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede organizada pelo Instituto Poynter, dos Estados Unidos, que reúne os principais sites de fact-checking do mundo. Após passar por uma auditoria independente concluída em 28 de março de 2017, tornou-se um dos signatários verificados do código de princípios da IFCN.