Ailton Lopes critica quantidade de professores substitutos e acerta proporção de efetivos
Candidato do Psol afirmou que, de todo o corpo docentes da Uece, 69% são de professores efetivos. Na Urca, a proporção é de 60%.
“A Universidade Estadual do Ceará só tem 69% de [professores] efetivos, a Urca só tem 60%”, Ailton Lopes (Psol) em entrevista ao CETV – 1ª Edição, da TV Verdes Mares, no dia 11 de setembro.
O candidato Ailton Lopes (Psol) considerou como “enorme” o número de professores substitutos que atuam hoje nas universidades estaduais e defendeu que o Governo do Estado contrate mais docentes permanentes para as unidades de ensino superior.
As declarações ocorreram durante entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo. O candidato declarou que o percentual de professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Regional do Cariri (Urca) hoje é de 69% e 60%, respectivamente. Os números estão corretos.
O Truco nos Estados – serviço de checagem da Agência Pública realizado no Ceará e em mais seis unidades da federação – questionou a assessoria do candidato sobre a fonte usada por ele para embasar a afirmativa.
Por e-mail, a equipe informou que os dados foram colhidos em levantamento realizado pelos sindicatos dos docentes das três universidades geridas pelo Governo do Estado e divulgado em matéria publicada no site do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Os números se referem à maio de 2018.
O Truco checou os números a partir das informações do Portal da Transparência do Governo do Estado, batizado como Ceará Transparente. Os dados mais recentes são de agosto. Considerando as três instituições de ensino superior do Estado – Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Vale do Acaraú (UVA) – existem 2.156 professores. Destes, 1.499 (69,5%) são efetivos, 639 (29,6%) substitutos/temporários e 18 visitantes (0,8%).
A Uece é a universidade com o maior número de docentes – são 1.107 professores no total. Destes, 760 são efetivos, o que corresponde a 68,7% do quadro de docentes. Na Urca, dos 653 professores, 390 são permanentes, o que corresponde a 59,7% de todos os docentes da universidade.
Os dados citados por Ailton Lopes estão, portanto, corretos considerando que o candidato arredondou os números para mais. O selo atribuído à afirmativa de Ailton é “verdadeiro”.
Efetivos variam em setembro
O Truco também solicitou dados mais recentes para as assessorias de comunicação das duas universidades estaduais citadas pelo candidato do Psol. As equipes enviaram os números referentes a setembro, que ainda não constam em base pública de dados, uma vez que só devem ser inseridas no Portal da Transparência no próximo mês.
Entre agosto e setembro, a Uece teve uma variação positiva de oito professores, chegando a 1.115 no quadro total. Desses, 752 são efetivos, o que corresponde a 67,4% dos docentes. Já a Urca reduziu em oito docentes o seu quadro geral, ficando com 645 professores em setembro. Destes, 387 são efetivos, correspondendo a 60% do total.
De acordo a assessoria de comunicação da Urca, a variação entre os meses se justifica porque três professores efetivos se aposentaram e um outro ainda não constava na folha de pagamento. Também há variação no número de professores substitutos/temporários que ocorre por encerramento de contratos.
A Uece também informou que entre os meses houve aposentadoria de professores e a contração de novos substitutos, influenciando no percentual de professores permanente entre agosto e setembro deste ano.
Todos os dados, segundo as equipes, devem constar no Portal da Transparência a partir de outubro.
Candidato comenta
Informado sobre o selo atribuído à afirmativa acima, Ailton Lopes comentou a checagem. Confira na íntegra:
“É inaceitável que exista necessidade de professores para manter a universidade com o funcionamento regular e o Governo não cumpra com isso, especialmente quando ele sequer cumpre a determinação constitucional legal de manter 5% da arrecadação líquida para as universidades estaduais. Ele sequer tem cumprido a metade desses recursos. Portanto, há recurso para isso e o Governo esta negligenciando um dever que é seu e está prescrito na Constituição. A nossa frente de esquerda socialista Psol/PCB assumiu o compromisso integral com as universidades estaduais, com sua manutenção, custeio e ampliação de suas atividades por entender que esse sistema de educação superior cumpre papel fundamental para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado”
Ops, Aílton: foram R$ 130 milhões para saneamento básico no Ceará
Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) da Sefaz aponta um gasto de pouco mais de R$ 130 milhões em 2017
Errou, General: Ceará tem 91 toneladas de esgoto não tratado por dia
O tucano inflou em muito os números ao dizer que são 91,4 bilhões de toneladas por dia em esgoto a céu aberto no Ceará.
Hélio Gois erra posição brasileira em ranking internacional de educação
Hélio se equivocou ao citar os números. Disse que o país ocupava a 73ª posição no ranking, quando a prova só foi aplicada em 70 países