Mikaelton Carantino

PCO
Mikaelton Carantino

Filiado ao Partido da Causa Operária (PCO) há dois anos, o sindicalista Mikaelton Carantino se inscreveu para disputar pela primeira vez o Governo do Ceará em 2018. Ele é professor de matemática da rede estadual e faz parte da diretoria do Sindicato dos Servidores de Educação e Cultura do Ceará (Apeoc).

Natural de Orós, no Centro-Sul cearense, foi o último nome a decidir sobre a candidatura ao Governo este ano. No dia 4 de setembro, decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) indeferiu o registro do PCO para pleito deste ano.

A legenda deixou de cumprir algumas normas que garantiam o registro, como a existência de um diretório estadual oficialmente constituído e a apresentação do estatuto do partido com até seis meses antes do pleito. Com isso, Mikaelton ficou impedido de competir ao cargo de governador. O candidato chegou a dizer que recorreria da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas desistiu da disputa duas semanas antes do pleito.

Segurança Pública Sistema prisional Lazer Obras Política
Mikaelton errou: população carcerária brasileira não é a maior do mundo
Mikaelton Carantino - PCO
Mikaelton errou: população carcerária brasileira não é a maior do mundo

Nem primeira, nem segunda. Em números absolutos, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo em números absolutos – e a terceira, proporcionalmente à população

Carantino erra motivo de paralisação do Acquário Ceará
Mikaelton Carantino - PCO
Carantino erra motivo de paralisação do Acquário Ceará

Ao contrário do que afirma o candidato, a obra teve sua paralisação decretada por erros em medições, falta de pagamentos e indícios de improbidade administrativa.

CE Candidatos - Ceará