Reprodução/Captura de tela
Líder da minoria no Senado propõe seu quarto de pedido de impeachment
Jean Paul Prates (PT), líder da minoria no Senado

Resumo do pedido

Este é o quarto pedido de impeachment proposto por Jean Paul Prates (PT), líder da minoria no Senado. Nele, o senador afirma que o atual presidente cometeu crimes de responsabilidade durante o debate presidencial da TV Bandeirantes, ocorrido no dia 28 de setembro. O proponente cita ataques “de forma violenta e preconceituosa” à jornalista Vera Magalhães e diz que Jair Bolsonaro atacou o atual presidente do Chile, Gabriel Boric. 

No debate, o presidente insinuou que a jornalista “dorme pensando em mim” e “tem alguma paixão por mim” e disse que o presidente do Chile, que teria sido apoiado por Lula, “praticava atos de tocar fogo em metrôs lá”. 

“As afirmações do denunciado violaram a liberdade jornalística e a dignidade das mulheres, bem como causaram incidente diplomático”, argumenta o documento.

Prates elenca os seguintes crimes supostamente cometidos por Bolsonaro: “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira”, “violar patentemente qualquer direito ou garantia individual constante do art. 141 e bem assim os direitos sociais assegurados no artigo 157 da Constituição”, e  “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”, entre outros. 

Para conferir a entrevista com o autor, confira o Pedido 0145.

Avise o Congresso que você quer acompanhar essa proposta 25

Pedido 0148 na íntegra