Quem somos
Fundada em 2011 por repórteres mulheres, a Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. Todas as nossas reportagens são feitas com base na rigorosa apuração dos fatos e têm como princípio a defesa intransigente dos direitos humanos.
Nossas reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público foram republicadas em 2019 por mais de mil veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros. Além de distribuir conteúdo para grandes portais no país, como UOL, El País Brasil, Yahoo, IG e Exame, entre outros, temos uma rede de republicadores em espanhol que conta com 18 veículos em 12 países.Todas as reportagens da Pública podem ser republicadas gratuitamente sob a licença Creative Commons.
Investigamos a administração pública, incluindo todos os níveis de governo e as casas legislativas; os impactos sociais e ambientais de empresas, suas práticas de corrupção e de antitransparência; o Poder Judiciário, sua eficácia, transparência e equidade; e a violência contra populações vulneráveis na cidade e no campo.
No programa de fomento ao jornalismo independente, realizamos mentorias para jornalistas, concurso de microbolsas de reportagem, eventos de discussão sobre jornalismo e programas de apoio a projetos inovadores.
Ao longo de nossa história, conquistamos 52 prêmios. Entre eles, o Gabriel Garcia Márquez, o mais importante prêmio de jornalismo da América Latina; o Prêmio Comunique-se; o Troféu Mulher Imprensa e Prêmio Vladimir Herzog. Somos a agência de noticias mais premiada do Brasil e o primeiro veículo brasileiro indicado ao Prêmio Liberdade de Imprensa, da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
Nosso trabalho só é possível graças ao apoio de mais de 1.500 aliados, que doam a partir de R$ 10 por mês para que a Pública exista. Participe disso e torne-se aliado da Publica: aliados.apublica.org
Missão
A Pública distingue-se por aliar preocupação social com jornalismo independente e de credibilidade. Nossa missão é produzir jornalismo investigativo e fomentar o jornalismo independente na América Latina.
Valores
Independência editorial
Promoção dos direitos humanos e do direito à informação e qualificação do debate democrático
Jornalismo investigativo e inovador, com apuração isenta e criteriosa, baseada em fontes primárias
Construção da igualdade de gênero
Ambiente cooperativo, com estímulo à formação de jornalistas éticos e competentes
Redes Sociais
- Acompanhe o Facebook da Pública: facebook.com/agenciapublica
- Veja o que a Pública compartilha no Instagram: instagram.com/agenciapublica
- Siga a Pública no Twitter: twitter.com/agenciapublica
- Inscreva-se no canal da Pública no Youtube: youtube.com/apublica