Apoie!

Seja aliada da Pública

Seja aliada

Agência de Jornalismo Investigativo

Quem somos

Fundada em 2011 por repórteres mulheres, a Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. Todas as nossas reportagens são feitas com base na rigorosa apuração dos fatos e têm como princípio a defesa intransigente dos direitos humanos.

Nossas reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público foram republicadas em 2019 por mais de mil veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros. Além de distribuir conteúdo para grandes portais no país, como UOL, El País Brasil, Yahoo, IG e Exame, entre outros, temos uma rede de republicadores em espanhol  que conta com 18 veículos em 12 países.Todas as reportagens da Pública podem ser republicadas gratuitamente sob a licença Creative Commons.

Investigamos a administração pública, incluindo todos os níveis de governo e as casas legislativas; os impactos sociais e ambientais de empresas, suas práticas de corrupção e de antitransparência; o Poder Judiciário, sua eficácia, transparência e equidade; e a violência contra populações vulneráveis na cidade e no campo.

No programa de fomento ao jornalismo independente, realizamos mentorias para jornalistas, concurso de microbolsas de reportagem, eventos de discussão sobre jornalismo e programas de apoio a projetos inovadores.

Ao longo de nossa história, conquistamos 48 prêmios. Entre eles, o Gabriel Garcia Márquez, o mais importante prêmio de jornalismo da América Latina; o Prêmio Comunique-se; o Troféu Mulher Imprensa e Prêmio Vladimir Herzog. Em 2016, a Agência Pública foi o terceiro veículo mais premiado do país e o primeiro veículo brasileiro indicado ao Prêmio Liberdade de Imprensa, da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Nosso trabalho só é possível graças ao apoio de mais de mil aliados. Participe disso e torne-se aliado da Publica: aliados.apublica.org

Missão

A Pública distingue-se por aliar preocupação social com jornalismo independente e de credibilidade. Nossa missão é produzir jornalismo investigativo e fomentar o jornalismo independente na América Latina.

Valores

Independência editorial

Promoção dos direitos humanos e do direito à informação e qualificação do debate democrático

Jornalismo investigativo e inovador, com apuração isenta e criteriosa, baseada em fontes primárias

Construção da igualdade de gênero

Ambiente cooperativo, com estímulo à formação de jornalistas éticos e competentes

Redes Sociais