Tomaz Silva/Agência Brasil
Líder da minoria no Senado propõe seu quinto de pedido de impeachment
Jean Paul Prates (PT), líder da minoria no Senado

Resumo do pedido

Este é o quinto pedido de impeachment proposto por Jean Paul Prates (PT), líder da minoria no Senado.  Nele, o senador afirma que Jair Bolsonaro fez “uso de ato oficial do estado brasileiro promovido com recursos públicos para fins eleitorais” e diz que o presidente instrumentalizou “as Forças Armadas brasileiras, em plena campanha eleitoral”. 

O proponente acrescenta ainda que Bolsonaro teria ameaçado o Supremo Tribunal Federal, promovido a violência política e feito declarações machistas e misóginas. 

Prates elenca os seguintes crimes supostamente cometidos por Bolsonaro: “usar de violência ou ameaça, para constranger juiz, ou jurado, a proferir ou deixar de proferir despacho, sentença ou voto, ou a fazer ou deixar de fazer ato de seu ofício”, “impedir por violência, ameaça ou corrupção, o livre exercício do voto” e “incitar militares à desobediência à lei ou infração à disciplina”, entre outros. 

O pedido também cita pedidos anteriores (145, 146 e 147), todos disponíveis neste especial. A entrevista com o autor pode ser acessada no Pedido 0145.

Avise o Congresso que você quer acompanhar essa proposta 21

Pedido 0149 na íntegra