Viagem ao Maranhão

A incursão ao interior do Maranhão começou no dia 30 de junho de 2015, quando deixamos a capital, São Luís, em um carro alugado pela Fundação Universitária José Bonifácio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e terminou com retorno à mesma capital no dia 7 de julho.

O roteiro foi programado a partir das informações apuradas previamente no Rio de Janeiro. A rota foi traçada para incluir o maior número possível de cidades relevantes para o estado – do ponto de vista econômico e político – , no menor espaço de tempo possível e ao menor custo financeiro.

Na viagem, acumulei as funções de motorista, fotógrafa e entrevistadora.

Fizeram parte da pequena força expedicionária Janaine Aires, doutoranda da Faculdade de Comunicação da UFRJ, e Cecília Beraba, estudante de música da Unirio.

Em oito dias, percorremos dez municípios. Três deles (Caxias, Codó e Bacabal) estão entre os dez mais populosos do estado. Acompanhe nosso trajeto clicando no mapa abaixo:

Itapecuru-Mirim

Terça-feira, 30 de junho de 2015. Uma pequena multidão congestiona a prefeitura de Itapecuru-Mirim, um município de 62 mil habitantes a 118 km da capital maranhense. É dia de beija-mão na prefeitura, quando moradores carentes levam toda sorte de pedidos ao prefeito Magno Amorim, do PPS. Pedem emprego, remédios, ajuda para aposentadoria rural, passagens, dinheiro e até calçados.

Mais...

Vargem Grande

Para se contrapor ao canal de televisão controlado pela prefeitura de Vargem Grande, no Maranhão, o líder da oposição, vereador Toninho Abreu (PP), implantou a TV Líder, sem licença do Ministério das Comunicações.

Mais...

Coroatá

O apresentador se aproxima da câmera e em tom de suspense pergunta: “Você conhece o criminoso Tripa? Tão inteligente, tão liso que colocou dois urubus no cofo [cesto de palha] e foi para a feira. A dona de casa se interessou e quis ver as galinhas. Ele não deixou. Esperto, falou que as galinhas eram ariscas e pediu R$ 80 pela mercadoria. A mulher regateou, regateou e levou o produto por R$ 50. Quando chegou em casa e abriu o cofo, deu com os urubus.”

Mais...

Codó

“A televisão é o maior cabo eleitoral do Maranhão”, afirma, sem pestanejar, o piauiense Michel Marques Lopes, diretor da TV Codó, canal 13. Trata-se de um canal da prefeitura, que o prefeito Zito Rolim Filho, do PV, tratou de pôr em uso quando rompeu a aliança política que mantinha com proprietários das demais emissoras locais.

Mais...

Caxias

Quinta maior cidade do Maranhão, com 162 mil habitantes, Caxias viveu uma disputa histórica que envolveu a eleição para o governo do estado, em 2014, e a retransmissão do SBT na cidade.

Mais...

Bacabal

O ex-deputado federal José Vieira, do PR, é um dos maiores caciques políticos de Bacabal, cidade do Vale do Mearim, a 240 quilômetros de São Luís. A cada eleição mede forças com outro cacique local: o senador João Alberto Souza, do PMDB.

Mais...

Pio XII

Pio XII seria apenas mais um município pequeno e pobre do Maranhão se não fosse um detalhe: desde sua emancipação, em 1977, não surgiu nenhuma força política capaz de romper a alternância de poder entre as famílias Batalha e Veloso.

Mais...

Rosário

Situada na margem do Rio Itapecuru, a 70 Km de São Luís, Rosário é a quarta cidade mais antiga do Estado do Maranhão, tendo sido fundada em 1620. Duas coisas atraem a atenção de quem a visita: os prédios históricos que ainda restam, e o comércio ao ar livre de peixes recém-tirados do rio. Rosário tem 40 mil habitantes.

Mais...