Roberto Robaina

PSOL
Roberto Robaina

Atualmente exercendo o cargo de vereador em Porto Alegre, Roberto Robaina, 50 anos, disputa a eleição ao governo do Rio Grande do Sul pela terceira vez em sua carreira política. Já havia concorrido em 2006, sendo o primeiro nome a representar o partido, então recém criado, no pleito estadual, e depois voltou disputar o cargo em 2014.

Formado em História, tem mestrado e doutorado em Filosofia e é bancário de profissão. Participou da militância estudantil no Colégio Julio de Castilhos, popularmente conhecido como Julinho, e depois integrou a direção do Sindicato dos Bancários. Filiado ao PT durante muitos anos, deixou o partido no início dos anos 2000 para fundar o PSOL, do qual hoje é presidente em Porto Alegre.

Robaina participa da direção nacional do partido desde sua fundação, em 2003, quando a sigla surgiu de uma dissidência do PT. É uma das principais lideranças locais da sigla, que apresenta o combate à corrupção como um dos temas mais frequentes em discursos de campanha.

Agropecuária no Rio Grande do Sul Contas do Rio Grande do Sul Contas Públicas Saúde Direitos Humanos Segurança Pública Violência Hospital Agricultura Agronegócio reforma agrária Trabalho Economia exportação Impostos

RS Candidatos - Rio Grande do Sul