Cida Borghetti diz que porto administrado por seu governo é o “mais eficiente”, mas não comprova

Governadora do Paraná sacou a afirmação da cartola durante o Fórum de Gestão Pública, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap)

2º Fórum de Gestão Pública da Faciap Desenvolvimento Economia Transporte

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“O Porto de Paranaguá é o mais eficiente do Brasil”, disse a governadora e candidata a reeleição Cida Borghetti, do PP.

O Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor, questionou a assessoria sobre os parâmetros que usou para definir a eficiência do porto paranaense frente a outros do país.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que regula o setor, não dispõe de uma metodologia definida para ranquear a eficiência dos portos.

Segundo a autarquia, existe apenas um índice “que avalia, por meio de indicadores, a eficiência e a qualidade da gestão ambiental”, que é o Índice de Desempenho Ambiental (IDA). Nele, o Porto de Paranaguá ocupa o primeiro lugar na lista de portos em 2017, com 98,58%, seguido por Itajaí (SC), com 97,42%, e São Sebastião (SP), com 93,88%.

Na outra ponta, segundo o Anuário Estatístico da Antaq, o Porto de Paranaguá ficou em terceiro lugar no ranking de movimentação de carga dentre os portos públicos, ficando atrás do Porto de Santos, em São Paulo, e do Porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro.

A mesma colocação se repete no levantamento dos seis primeiros meses deste ano, em que o Porto de Paranaguá ocupa o terceiro dentre os portos públicos, e o quinto no ranking geral em movimentação de cargas em todo o país.

Por isso, a frase foi classificada como “Discutível”

Governadora discorda

Segundo a assessoria de Cida Borghetti, Paranaguá apresentou aumento de 13% no volume de cargas em 2017, “superior a todos os cinco maiores portos do Brasil”. Mas, segundo a Antaq, os portos de São Francisco do Sul (SC, com 16,7%) e Santarém (PA, com 67%) tiveram crescimentos superiores. Além disso, mesmo com o aumento, o porto de Paranaguá foi indicado no anuário da Antaq como terceiro em volume de cargas.

A assessoria de Cida Borghetti disse ainda que, apesar de não existir referencial técnico da Antaq, “estudo técnico de benchmark desenvolvido pela própria Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) aponta que os berços de atracação do Porto de Paranaguá têm uma prancha de produtividade (termo técnico portuário que faz referência à eficiência) sempre igual ou superior aos demais portos concorrentes do Brasil”.

 

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 777 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná