Cida Borghetti erra ao falar da geração de empregos no Paraná
Foto: José Cruz/Agência Brasil
PP - Cida Borghetti

Cida Borghetti erra ao falar da geração de empregos no Paraná

Número usado pela candidata não bate com o real, mas estado de fato tem saldo de postos de trabalho em 2018

Economia Trabalho

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“37 mil novos empregos foram criados no Paraná nos últimos quatro meses. O Caged aponta isso”, afirmou a governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP) durante sabatina promovida pela rádio Bandnews no último dia 30.

De fato, o saldo na geração de empregos no Paraná em 2018 é positivo, mas fica abaixo do que foi apontado pela candidata, que deixou de incluir em sua conta a perda de seis mil vagas em junho.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho (MTE), mostra que 32,7 mil novos postos de trabalho foram criados no Paraná entre janeiro e julho, último mês para o qual já há dados disponíveis.

Com isso, a afirmação da candidata foi considerada falsa pelo Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor.

O número brandido pela governadora, aparentemente, considera apenas os empregos criados no Paraná entre janeiro e maio – 36,8 mil novas vagas, segundo o Caged.

Em junho, porém, 6,6 mil postos de trabalho foram fechados no estado, sobretudo em indústria de transformação, construção civil, comércio e serviços.

Em julho, o número voltou a ser positivo, com 2,5 mil novas vagas. Assim, o saldo do ano está, atualmente, em 32,7 mil empregos.

A diferença é pequena, o que poderia levar a fala da candidata a ser classificada como “exagerada”.

No entanto, se levarmos ao “pé da letra” o que disse governadora – isto é, o saldo de empregos nos últimos quatro meses –, ficamos com um saldo de apenas 6,9 mil postos de trabalho criados entre abril e julho, muito distante do que ela falou.

Portanto, a afirmação foi classificada como “falsa”.

Mesmo com o resultado negativo de junho, o número de novos empregos no Paraná é 40% superior nos primeiros sete meses de 2018 na comparação com o mesmo período do ano passado.

Candidata não comenta – O Truco nos Estados informou à assessoria de Cida Borghetti que a declaração dela sobre geração de empregos foi considerada falsa, e abriu espaço para que ela comentasse o selo.

Até a publicação deste texto, a campanha de Cida não havia se manifestado. Se ela o fizer, o texto será atualizado.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 2207 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná