Hospitais filantrópicos realizaram 67% das cirurgias “difíceis” do SUS no Paraná

Hospitais públicos atendem mais a média complexidade, deixando a oferta de leitos e a alta complexidade para as instituições filantrópicas

José Lázaro Jr.
3 minutos

“Hoje 60% dos atendimentos e internações no estado do Paraná são feitos pelas Santas Casas e por hospitais filantrópicos”, disse Ratinho Júnior, candidato do PSD ao governo, durante sabatina realizada na PUC-PR pelo portal “Bem Paraná” em 12 de setembro.

Na véspera da sabatina do candidato na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Ratinho Júnior, do PSD, esteve na Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa). Na ocasião, a entidade apresentou propostas para a saúde pública e números do setor.

Segundo a Femipa, os 136 hospitais afiliados à federação “são responsáveis por mais de 50% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná e chegam a atender 70% da demanda no Estado em procedimentos de alta complexidade”.

A afirmação de Ratinho Júnior não usa nenhum dos dois números. E o documento da Femipa não usa “60%” para nada. Por isso o Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública, feito no Paraná em parceria com o Livre.jor – considerou errada a fala. Até porque números apurados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) desenham uma situação mais complexa.

Alta e média complexidade – Ao analisar as contas do governador, o TCE elabora cadernos temáticos sobre as áreas essenciais da gestão pública no Paraná. No documento sobre a saúde, que traz um balanço da produção hospitalar do SUS, o órgão de fiscalização faz uma distinção entre as unidades próprias – responsáveis por 17% dos atendimentos (96,6 mil de 580,5 mil) e as contratualizadas, com os demais 83%.

Nessas contratualizações estão instituições de saúde geridas por outros órgãos públicos (municipais e federais), que respondem por 38% dos atendimentos. Os demais 45% são divididos entre instituições sem fins lucrativos (que englobam as afiliadas à Femipa) e grupos empresariais com atendimento ao SUS.

Perguntada sobre o relatório do TCE, a Femipa explicou que o órgão não considera pagamentos feitos pelas prefeituras – o que justificaria essas pequenas diferenças entre o documento da entidade e o caderno temático do Tribunal de Contas. Por exemplo, quando a federação diz fazer “mais de 50% dos atendimentos ao SUS [no Paraná]”.

Para o TCE, as instituições de saúde sem fins lucrativos realizaram, respectivamente, 62.734 atendimentos hospitalares  de alta complexidade (63% desse total entre os três tipos de contratualizadas) e 23.962 de média complexidade (6% desse total).

Apesar da diferença percentual entre alta e média complexidade no referente aos hospitais filantrópicos, quando se olha o desembolso dos R$ 1,3 bilhão em 2017, as unidades sem fins lucrativos receberam 59,7% dos recursos fiscalizados pelo TCE. Até porque 67% das cirurgias de alta complexidade foram realizadas por elas.

Outra explicação para o protagonismo no recebimento dos recursos entre as filantrópicas é que a oferta de leitos hospitalares à população está concentrada nas instituições sem fins lucrativos. Elas respondem por 48% das vagas existentes no Paraná, com 10,3 mil leitos.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 2823 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná