Cida Borghetti usa dado aleatório para dimensionar o agronegócio no Paraná

Candidata do PP afirmou que o setor responde por mais da metade do Paraná, mas não especifica o parâmetro

2º Fórum de Gestão Pública da Faciap Agricultura Agronegócio Economia

Alexsandro Ribeiro
2 minutos

“[O Paraná é] Um estado [em] que 60% é agro[negócio]”, afirmou a governadora Cida Borghetti (PP).

O Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor  – perguntou à candidata à reeleição a que ela se referiu quando sacou o percentual durante o 2º Fórum de Gestão Pública da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Se ela se referia a participação do setor no Produto Interno Bruto do estado, exagerou. Se falava da ocupação territorial, subestimou. Mas o chute da governadora não mirou nenhum dos dois.

A assessoria da pepista afirmou que “dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) mostram que a agropecuária representa mais de 25% da economia de 240 cidades do Paraná. O número representa 60,15% do total de municípios (399)”.

Com isso, Cida Borghetti argumentou que é a produção rural que puxa o desempenho econômico local.

Porém, a Agropecuária respondeu por 9% da formação de riquezas geradas no Paraná, segundo o próprio Ipardes – a maior fatia, pouco mais de 50%, cabe aos setores de Negócios e Serviços. O agronegócio gera um terço do PIB paranaense, segundo o governo que a própria Borghetti comanda.

A prévia do Censo Agropecuário 2017 informou que o Paraná tem 305 mil estabelecimentos agrários que, somados, ocupam 14 milhões dos cerca de 20 milhões de hectares do estado. A maior parte do território rural (43%) é ocupado por lavouras, seguido de pastagens (27%).

A frase foi classificada como “Sem Contexto”.

Candidata discorda

Ao ser informada de que sua afirmação foi considerada discutível, a governadora discordou. “A governadora não faz referência ao PIB do setor. A afirmação está relacionada ao número de cidades (240 ou 60,15% do total de municípios paranaenses) em que a agropecuária representa mais de 25% da economia local”. “São cidades em que a produção rural puxa o desempenho econômico, movimentando inclusive os demais setores”, argumentou a assessoria da pepista.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 982 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná