Doutor Rosinha acerta participação das ferrovias nas cargas do Porto de Paranaguá

Transporte sobre trilhos é responsável por um quinto das cargas que chegam ao terminal paranaense

2º Fórum de Gestão Pública da Faciap Economia Transporte

Alexsandro Ribeiro
1 minutos

“Hoje 20% das cargas que chegam ao Porto de Paranaguá, chegam por trem”, afirmou o candidato petista Doutor Rosinha durante o Fórum de Gestão Pública, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

O Truco nos Estados –  projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor – questionou a assessoria do candidato sobre a origem dos dados. Segundo o estafe de Rosinha, as informações foram retiradas de uma reportagem publicada no jornal paranaense, Gazeta do Povo, que aponta menos de 20% das cargas do porto viajam de trem.

Os dados foram confirmados pela assessoria da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, autarquia pública administrada pelo governo do Estado. Segundo a comunicação do órgão, 19% das cargas chegam ao porto via trem, 3% via oleoduto e 78% por rodovia. Trata-se portanto de um  arredondamento.

A participação do modal, segundo o governo, vem aumentando desde 2002, apresentando crescimento de 21% em seis anos. No primeiro semestre deste ano, foram 4,6 milhões de toneladas carregadas por trens até o porto.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 1027 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 12 ) ) )
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior - PSD
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984

Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores

De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Cida Borghetti - PP
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante

Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional

Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Geonísio Marinho - PRTB
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima

Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país

PR Candidatos - Paraná