João Doria acerta ao falar sobre queda de contingente das polícias

Número de integrantes da Polícia Civil e da Polícia Militar de São Paulo caiu ao longo dos anos

Segurança Pública em São Paulo Gestão pública Polícia Segurança Pública

Jessica Mota
2 minutos

“Ao longo dos anos, houve um decréscimo do contingente de policiais militares e também da Polícia Civil.” – João Doria (PSDB), em entrevista à rádio Jovem Pan.

O tamanho dos contingentes das polícias paulistas foi criticado pelo candidato João Doria (PSDB), em entrevista à rádio Jovem Pan. O ex-prefeito de São Paulo afirmou que, ao longo dos anos, diminuiu o número de integrantes das Polícias Civil e Militar. O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – analisou a frase e descobriu que a afirmação é verdadeira.

A assessoria de imprensa do candidato disse que ele se baseou em informações públicas, sem especificar a fonte. De acordo com o Portal da Transparência do governo do estado, o número de cargos preenchidos na Secretaria de Segurança Pública e na Polícia Militar de São Paulo decresceu entre 2014 e 2017. Em 2014, entre agentes administrativos, de saúde e de polícia (escrivães, investigadores, delegados e outros), a secretaria tinha 35.136 funcionários na ativa. Em 2017, eram 33.744.

Já na Polícia Militar, o efetivo passou de 86.154 policiais militares – entre oficiais e praças – para 84.652. De acordo com os dados de dezembro de 2017, havia um total de 14.183 cargos vagos na Secretaria de Segurança Pública e de 9.150 na Polícia Militar. 

No mesmo trecho da entrevista, Doria também afirmou que não houve reposição dos cargos ao longo do tempo, conforme ocorreram aposentadorias e afastamentos. Está correto. Uma busca no portal de concursos do governo de São Paulo aponta que, desde 2014, cinco concursos públicos encerrados ofertaram 9.664 vagas para a Polícia Militar. Os candidatos classificados, porém, não tomaram posse. A assessoria de imprensa do candidato informou, por telefone, que também utilizou fontes públicas para calcular estes números.

Estão em andamento ainda 16 concursos para cargos na Secretaria de Segurança Pública e cinco para a PM. Estão sendo ofertadas 6.047 vagas para trabalhar na Polícia Civil e 5.226, na Polícia Militar. Até a publicação da checagem, destes concursos citados, tomaram posse 74 tenentes médicos da PM.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 1017 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 15 ) ) )
Márcio França exagera desconto em pedágios
Márcio França - PSB
Márcio França exagera desconto em pedágios

Governador afirmou que a tarifa diminuiu até 25% com novas concessões, mas na verdade o porcentual chega a 20%

Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito
João Doria - PSDB
Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito

Durante os 15 meses em que administrou a cidade de São Paulo foram criadas cerca de 25 mil vagas, não 42 mil

França erra taxa atual de crescimento da economia paulista
Márcio França - PSB
França erra taxa atual de crescimento da economia paulista

Produto Interno Bruto do estado não evolui 6% ao ano, como afirmou o governador

SP Candidatos - São Paulo