Rogério Chequer diz que há poucos PMs nas ruas de SP, mas é impossível provar
NOVO - Rogério Chequer

Rogério Chequer diz que há poucos PMs nas ruas de SP, mas é impossível provar

Dado citado pelo candidato não é divulgado pelos órgãos oficiais, que não especificam a função de cada policial militar

Segurança Pública em São Paulo Polícia Segurança Pública

Jessica Mota
2 minutos

“No estado [de São Paulo] nós temos 90 mil policiais militares. Sabe quantos estão nas ruas? Trinta e cinco mil. Os outros estão em atividades administrativas, bombeiros, shoppings e polícia ambiental.” – Rogério Chequer (NOVO), em entrevista à rádio Jovem Pan.

Rogério Chequer (NOVO), candidato ao governo de São Paulo, afirmou que haveria apenas 35 mil policiais militares nas ruas, de um total de 90 mil. O Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública – analisou a frase, dita durante uma entrevista à rádio Jovem Pan. Não existem informações públicas ou levantamentos abertos que possibilitem calcular quantos PMs estão nas ruas e quantos estão em outras funções no estado de São Paulo. Por isso, o dado citado por Chequer é impossível de provar.

A assessoria de imprensa do candidato informou, por telefone, que as fontes para a informação são pessoas que trabalharam na área técnica da Polícia Militar. Elas teriam sido consultadas para elaboração do plano de governo.

O Portal da Transparência do governo do estado apresenta a quantidade de cargos na Polícia Militar preenchidos por patente, mas não indica suas funções. Todas as pessoas que trabalham no corpo da Polícia Militar são policiais, mas não são todos os que realizam atividades de patrulha ou missões nas ruas. Há policiais que exercem funções administrativas e médicas, por exemplo.

O efetivo do corpo de bombeiros de São Paulo também é formado por policiais militares e seu número é divulgado publicamente – são 9.045 homens e mulheres. Sobre as outras funções, não é possível saber. Em 31 de dezembro de 2017, de acordo com dados do Portal da Transparência de São Paulo, havia 84.652 cargos de policiais militares preenchidos.

A reportagem do Truco nos Estados entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e com a assessoria de imprensa da Polícia Militar. Até o fechamento desta checagem, porém, não houve resposta. A Secretaria de Segurança Pública também orientou a reportagem do Truco nos Estados a fazer um pedido de Lei de Acesso à Informação para obter estes dados. O pedido foi feito e a resposta pode demorar 20 dias, pelo menos. Depois disso, a checagem será atualizada.

Array ( [post_type] => post [posts_per_page] => 3 [post__not_in] => Array ( [0] => 1001 ) [meta_query] => Array ( [0] => Array ( [key] => estado [value] => 15 ) ) )
Márcio França exagera desconto em pedágios
Márcio França - PSB
Márcio França exagera desconto em pedágios

Governador afirmou que a tarifa diminuiu até 25% com novas concessões, mas na verdade o porcentual chega a 20%

Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito
João Doria - PSDB
Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito

Durante os 15 meses em que administrou a cidade de São Paulo foram criadas cerca de 25 mil vagas, não 42 mil

França erra taxa atual de crescimento da economia paulista
Márcio França - PSB
França erra taxa atual de crescimento da economia paulista

Produto Interno Bruto do estado não evolui 6% ao ano, como afirmou o governador

SP Candidatos - São Paulo